São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 1994
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Onda de CD invade micro

Cresce número de programas em CD-ROM para computador pessoal

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

A crescente oferta de títulos em CD-ROM indica que essa mídia ganha espaço a passos largos na indústria de software. Segundo a empresa de pesquisas norte-americana Dataquest, em 1992 havia 5.000 títulos disponíveis para essa mídia. A tendência do software em CD mostra-se irreversível. O mercado fonográfico rendeu-se primeiro a essa mídia. No ano passado, as vendas de discos em CD, no Brasil, superaram as de discos em vinil.
A mídia em CD-ROM (discos como os CDs de música que podem armazenar grandes quantidades de dados) veio na esteira da interface gráfica, que já se tornou
padrão para o usuário final.
Sem o CD-ROM, seria impensável ter programas multimídia como a enciclopédia "MS-Encarta",da Microsoft, que reúne em um único disco 29 volumes de textos,
imagens "full-motion" e som.
Os fabricantes de micros também estão se adequando a esse tipo de mídia. É crescente o número de micros de mesa que já saem de fábrica com CD-ROM, nos EUA.
Somente em 92, o Dataquest apontava 6,3 milhões de computadores com CD-ROM. Para 1995, o Gartner Group prevê que 19 milhões de computadores pessoais terão acionador de CD-ROM. Para 97, a previsão é de 50 milhões. Hoje, o parque mundial de microcomputadores é estimado em 150 milhões de unidades.
Os programas em CD-ROM trazem um verdadeiro mundo para dentro do computador. Cinema, por exemplo: há desde pornôs interativos até musicais dos Beatles. A norte-americana Voyager já transferiu pelo menos 200 títulos de videolaser para CD-ROM. Os aplicativos também começam a ser oferecidos nessa mídia. Os jogos ganham mais emoção, uma vez que vêm com mais recursos de som e imagem.

LEIA MAIS
sobre CD-ROM às págs. 6-13 e 6-14.

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