São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 1994
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Software "Agente" livra usuário das tarefas chatas da comunicação

ANA LUIZA NASCIMENTO
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

A distribuição de informações neste século não tem concorrência na história. E com a "Information Highway" (a superestrada da informação), as possibilidades de acesso a qualquer tipo de informação vão se multiplicar ainda mais. Mas nem sempre é fácil encontrar o que se procura nos labirintos cibernéticos dos bancos de dados eletrônicos.
Para resolver esse problema foi desenvolvido um novo conceito de software inteligente batizado como agente. O nome não poderia ser mais propício. Os agentes pesquisam para você grandes volumes de informação em questão de segundos. Também passam fax, atendem e fazem ligações telefônicas. Enfim, esses programas ficam encarregados das tarefas repetitivas e chatas, mas que exigem um certo grau de discernimento.
A Hewlett-Packard já está usando um agente fabricado pela Edify para operar os serviços de revisão salarial dos seus 13 mil vendedores. Ele é operado num PC e substitui o trabalho que 20 administradores faziam manualmente.
O agente liga para o departamento pessoal da HP e obtém a lista dos 1.200 gerentes com seus respectivos vendedores. Em seguida, envia eletronicamente para cada gerente a lista para verificação. Recebe a confirmação da mesma forma e atualiza os arquivos. Os gerentes ligam para o computador quando querem fazer mudanças salariais. Através de uma voz sintetizada, o computador pede os novos dados aos gerentes, que digitam as modificações necessárias.
Outra companhia que vai apostar nos agentes é a American Telephone & Telegraph (AT&T). Seu novo serviço, "Personal Link", vai funcionar basicamente usando esse programa para fazer todo o trabalho. As pessoas que usarem esse serviço vão mandar suas mensagens via computador para a AT&T. O agente se encarrega de localizar o destinatário. Melhor ainda, acha as notícias que mais interessam aos seus usuários diariamente e os conecta aos sistemas de compras pelo computador. O nome desse programa é "Telescript" e é desenvolvido pela General Magic.
No futuro, esses programas serão instalados em todos os tipos de computadores e notebooks. Pensando nisso, os programadores estão tentando torná-los mais atraentes para o grande público. Os pesquisadores da "Carnegie Mellon University" apresentam os seus agentes em forma de desenho animado, com nomes de bichos: camarão, urso e lobo. Os programadores esperam criar reações bem humanas nos seus agentes, como uma cara feia ao receber instruções sem sentido.
O serviço de notícias do conglomerado de comunicações de Rupert Murdoch, News Eletronic Data, transformou seu agente em um cachorro labrador. Seu nome é Oliver e será visto nas telas dos computadores conectados a esse serviço até o final do ano. Esse labrador se especializará em caçar notícias personalizadas e informações de viagem para os usuários dessa rede.
Nem todos os serviços, no entanto, preocupam-se em dar um aspecto físico aos seus programas. A Internet, uma das maiores redes de informação do mundo, usa um agente que pesquisa automaticamente os itens programados sem nenhuma característica animal ou humana.

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