São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegado é demitido após apoiar perito que confirmou sobrepreço

MÁRIO SIMAS FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O delegado da Polícia Federal José Augusto Bellini foi demitido da chefia da Delegacia de Ordem Política e Social na sexta-feira da semana passada. A demissão se deu depois que Bellini manifestou apoio ao perito Paulo Rubens Cavalcanti, que elaborou os laudos confirmando superfaturamento nas importações de Israel feitas sem licitação pelo ex-governador Orestes Quércia. Oficialmente, Bellini perdeu o cargo por ter criticado a administração do superintendente da PF em São Paulo, Renato Surette.
Hoje, o Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo vai encaminhar representação ao Ministério Público Federal pedindo que sejam investigados os motivos para a demissão de Bellini. Desde que assinou os laudos que confirmam irregularidades nas importações, Cavalcanti diz sofrer pressões de alguns delegados. "Temos informações de que ele está sendo ameaçado e tem recebido telefonemas anônimos", disse Lauro Trapp, presidente do sindicato.
No último dia 4, o delegado Antônio Decaro Júnior –que comandou a primeira fase das investigações sobre as importações de Israel e foi afastado por suspeita de corrupção passiva– tentou prender Cavalcanti após uma discussão verbal. Surette não foi encontrado pela Folha em seu gabinete para comentar a demissão de Bellini.

Texto Anterior: Câmara de São Paulo determina suspensão de pagamento indevido
Próximo Texto: Jornais do exterior destacam 'romance'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.