São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Terremoto atinge Indonésia e mata 131

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um terremoto de 6,5 graus na escala Richter atingiu ontem uma região montanhosa ao sul da ilha de Sumatra (Indonésia), matando pelo menos 131 pessoas e deixando outras mil feridas. Há poucas informações sobre danos, porque as estradas que levam às regiões atingidas foram bloqueadas por deslizamentos de terra.
Segundo autoridades locais, cerca de 75% da cidade de Liwa –que tem entre 75 e 100 mil habitantes– foi destruída. A cidade ficou sem comunicação com o exterior durante quase todo o dia de ontem. Equipes de ajuda só conseguiram chegar a pé.
"Não há eletricidade ou telefones em Liwa", disse Tarmizi Ali, funcionário do governo em Bandar Lampung, 120 km ao norte de Liwa. Segundo a agência oficial de notícias "Antara", "muitos moradores devem ter sido enterrados vivos durante o desastre".
A chuva que caiu ontem à noite na Província de Lampung dificultou ainda mais as operações de resgate. Alé disso, as autoridades temiam mais deslizamentos de terra que bloquearia mais acessos às cidades atingidas.
O terremoto aconteceu à 00h07 de quarta-feira (15h07 de terça-feira, hora de Brasília), quando a maioria das pessoas dormia. O epicentro foi no oceano Índico, 450 km a sudoeste da capital da Indonésia, Jacarta, que fica na ilha vizinha de Java. Ele foi sentido em Jacarta e em Cingapura.
Segundo um instituto geológico do Colorado (EUA), o tremor foi de 7,2 pontos Richter. Foi o quarto de uma série a atingir a Indonésia em um mês. Em 21 de janeiro, um tremor causou sete mortes. O de ontem foi o pior desde dezembro de 92, quando mais de 2.000 pessoas morreram na ilha de Flores, perto do balneário de Bali.
Há 25 áreas vulneráveis a terremotos na Indonésia. Elas formam um arco e geralmente seguem uma linha de vulcões –o "Círculo do Fogo", que também marca a fronteiras de placas continentais à deriva, com a ilha de Java na extremidade sul de uma delas.
Na China, o esparsamente povoado condado de Gonghe (província de Qinghai, noroeste) também foi atingido por um terremoto ontem, sem registro de mortes, segundo a agência "Xinhua". O tremor foi de 5,8 graus Richter e provocou danos a estruturas de edifícios.
A região metropolitana da capital do Japão, Tóquio, sofreu um tremor de 4,1 graus na escala Richter, segundo a agência meteorológica do país.
Nas Filipinas, as autoridades monitoram a atividade do vulcão Pinatubo, cuja série de tremores das últimas 24 horas pode significar "uma subida de lava".

Próximo Texto: Tremor mata mais que em LA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.