São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tremor mata mais que em LA

DA REPORTAGEM LOCAL

O terremoto de ontem na Indonésia teve intensidade menor do que o da Califórnia, em 17 de janeiro. Mas o número de mortes é mais que o dobro das 55 de Los Angeles.
Medir um terremoto, do ponto de vista científico, é bem diferente de contar o número de pessoas que ele mata. Para avaliar os tremores, há aparelhos espalhados por todo o planeta –sismômetros–, capazes de detectar ínfimas oscilações na crosta terrestre.
A crosta treme porque é formada por placas, e movimentos de acomodação ocorrem nas "falhas" entre as placas. Elas se movem alguns centímetros por ano, quase imperceptivelmente. Um choque dentro do planeta ou algum engate entre placas pode tornar o movimento mais brusco e violento. É o terremoto.
Cidades localizadas perto das falhas estão mais sujeitas a terremotos. Em Tóquio, por exemplo, prédios são construídos com estrutura reforçada. Já em Liwa, na Indonésia, a situação geográfica é aparentemente negligenciada.
A energia liberada pelo terremoto se propaga pela superfície através de ondas sísmicas, sentidas no chão pelas pessoas e, naturalmente, pelos sismômetros. O ponto da superfície a partir do qual o tremor espalha as ondas é chamado de epicentro. É nele que o terremoto causa o maior estrago.
Sismômetros situados perto do epicentro dão uma boa indicação da força do tremor. As vibrações da superfície são registradas em um papel à medida que o lápis hipersensível do sismômetro treme com a Terra. O resultado parece um exame de eletrocardiograma.
Em 1935, Charles Richter, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, inventou um modo de medir a energia, ou "magnitude", de um terremoto através desses traços no papel. Na escala Richter, um terremoto de magnitude 5 libera 30 vezes mais energia que um de magnitude 4, por exemplo.
O italiano Giuseppe Mercalli propôs outra escala para medir danos causados pelos abalos sísmicos. Ela vai de "quase imperceptível" (1) a "dano total" (12).

Texto Anterior: Terremoto atinge Indonésia e mata 131
Próximo Texto: Governo da Grécia bloqueia a Macedônia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.