São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conflito com Fujimori derruba premiê do Peru

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro-ministro do Peru, Alfonso Bustamante, renunciou ontem por causa de um desentendimento sobre uma lei promulgada pelo presidente Alberto Fujimori sem a sua assinatura.
A "Lei Cantuta" transfere da Justiça comum para a militar o julgamento dos militares acusados pelo desaparecimento e morte de nove estudantes e um professor da Universidade La Cantuta, em 1992. Segundo a rádio Radiprogramas do Peru, Fujimori teria recebido o pedido de demissão no último dia 10, mas decidiu aceitá-la apenas ontem.
O juiz militar Raúl Talledo pediu penas de 20 a 15 anos de prisão para os executores diretos dos universitários e de 2 a 5 anos para os chefes dos supostos assassinos, entre eles um general.
Bustamante, que acumulava a pasta da Indústria, era premiê há cinco meses. É o quarto primeiro-ministro a renunciar desde o início do governo Fujimori, em 28 de julho de 1990. Sua saída agrava a crise política peruana. A oposição diz que o presidente é um "refém das Forças Armadas".

Texto Anterior: Mandela anuncia concessões para evitar 'guerra civil' na África do Sul
Próximo Texto: Militar argentino critica julgamento italiano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.