São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Difícil é não fotografar todos os ângulos

CIRO COELHO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO GRANDE DO SUL

Difícil é não fotografar todos ângulos do balão
Com uma lente grande-angular, é possível incorporar à foto toda a vastidão da cena que se vê lá do alto
Fotografar de um balão não oferece grandes dificuldades. Basicamente, é necessária uma objetiva grande-angular –28mm, 24mm ou até uma 20mm. Usando esse tipo de lente, é possível incorporar à imagem toda a vastidão da cena que se vê do alto. Objetivas mais longas –135mm ou 180mm– podem ser usadas para detalhes.
Deve-se evitar enquadrar o sol de frente enquanto ele estiver alto, principalmente com câmeras automáticas. Neste caso, o resultado será uma foto escura, sem detalhe algum da paisagem. Isto já não ocorre durante o pôr-do-sol, que sempre rende boas imagens.
A menos que haja outros balões no céu, é interessante que se priorize a terra no enquadramento. Afinal, o inusitado é o ponto de vista que se tem do alto (o céu pode sempre ser fotografado do chão). Uma regra útil é a dos terços: um terço de céu para dois terços de terra, ou vice-versa, dependendo de onde se encontra o melhor imagem a ser fotografada.Um filtro polarizador, incorporado à objetiva, dá ao céu um tom mais escuro, realçando também as demais cores que compõem toda a cena.
Use filmes de 100 ASA, para dias ensolarados, e de 400 ASA, com tempo nublado. Mas não esqueça de abastecer-se bem, já que, uma vez lá em cima, você não vai querer limitar sua empolgação.
Última dica: não espere subir ao cesto do balão para iniciar suas fotos. A preparação para o vôo, por si só, já é um espetáculo à parte.

Texto Anterior: Roteiro leva às vinícolas francesas; 'Trekkers' vão aos parques dos EUA; Surge o Europass, novo passe de trens; Hotel de SC adere à campanha da fome; Transbrasil fecha 93 como a mais pontual; American inaugura sala vip no Galeão
Próximo Texto: Roteiro Portinari cruza 16 cidades de São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.