São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roteiro Portinari cruza 16 cidades de São Paulo

Alta Mogiana guarda obras do pintor modernista

ANA MARIA CICCACIO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Ecologia e cultura dão as mãos no Roteiro Portinari, que engloba 16 das 80 cidades da Alta Mogiana, no interior de São Paulo, dentre elas Brodowski, terra natal do pintor modernista Cândido Portinari. O roteiro combina atrativos naturais, como cachoeiras e misteriosas grutas, com visitas a capelas, praças e museus dotados de obras de renomados artistas brasileiros, além de um descontraído passeio de Maria Fumaça.
Na Europa, o chamado "roteiro casado" é bastante comum e suficientemente rentável para sustentar regiões inteiras apenas com turismo. Em São Paulo, a novidade foi tramada no "bureau" da Secretaria Estadual de Trasportes e Turismo, com declarado apoio e interesse dos prefeitos locais, que apostam nos encantos do interior.
Qualidades, o Roteiro Portinari tem, e de sobra. Como ele, poucos roteiros oferecem tantas opções de lazer dentro de uma das estruturas sócio-econômicas mais desenvolvidas do país. O ensolarado nordeste paulista, famoso por sua poderosa agro-indústria de açúcar e álcool, calçados e cítricos, também concentra belezas naturais, cultura e comércio diversificado, as chamadas virtudes turísticas.
A distância média entre a capital e as cidades do Roteiro Portinari, pela rodovia Anhanguera, uma das melhores do Brasil, é de aproximadamente 350 quilômetros. Dá para curtir o roteiro num fim-de-semana prolongado, sem nenhum atropelo. Mais confortável é se hospedar numa cidade com boa infra-estrutura hoteleira e de restaurantes, fazendo dela o porto de onde se sai para vários passeios em outros municípios. Ribeirão Preto, importante pólo regional e comercial da Alta Mogiana, e Franca, conhecida "capital do calçado", preenchem estes requisitos.

LEIA MAIS
Sobre o Roteiro Portinari na pág. 6-8.

Texto Anterior: Difícil é não fotografar todos os ângulos
Próximo Texto: Interior de SP esbanja cultura e natureza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.