São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intocado, Iêmen se abre aos aventureiros

CHRIS HEDGES
DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

Intocado, Iêmen se abre aos aventureiros
País situado no sul da península arábica tem paisagens que vão de densas florestas tropicais a desertos inóspitos
A sedução do Iêmen está em suas paisagens espartanas e intocadas, que lembram lugares distantes, como Butão, Madagascar ou Macedônia. Os arranha-céus monocromáticos e a arquitetura "nouveau-árabe" que caracterizam a maior parte do golfo de Áden ainda não estragaram a paisagem iemenita. As casas de paredes de barro, emolduradas por graciosas linhas caiadas, estão intactas.
Situado na ponta sul da península arábica, o Iêmen é uma terra de vales férteis, penhascos altos e íngremes que mergulham repentinamente no mar da Arábia, praias brancas e o grande e inóspito deserto conhecido como Distrito Vazio. A faixa costeira ocidental que se estende ao longo do mar Vermelho lembra a África, com densas florestas tropicais. Nos planaltos orientais do país, há vulcões ativos e fontes de água quente.
Ao lado de outros locais distantes, esse país árabe está se convertendo no que Butão e Mali representaram, há alguns anos, para os viajantes que gostam de aventuras. Não é fácil reservar viagens ao Iêmen, porque sua infra-estrutura turística ainda é pequena. É necessário recorrer às empresas de turismo locais com meses de antecedência.

LEIA MAIS
Sobre o Iêmen nas pág. 6-6.

Tradução de Clara Allain.

Texto Anterior: O melhor da fronteira são os free shops
Próximo Texto: Câmbio paralelo é quatro vezes maior que oficial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.