São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade tem uma rede de ciclovias

THOMAS TRAUMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Curitiba tem a maior rede de ciclovias do país. São 90 quilômetros que ligam os principais parques ao centro da cidade e aos bairros operários. De acordo com estimativas oficiais, existe uma bicicleta para cada quatro habitantes da cidade.
Um programa de financiamento de compra de bicicletas beneficiou 3.500 empregados de empresas instaladas no pólo industrial. Pelo programa, os empregados recebem a bicicleta da empresa e pagam o financiamento com o desconto em vale-transporte.
Só no setor industrial, cerca de 6.000 pessoas vão trabalhar de bicicleta. Nos fins-de-semana, estima-se que 20 mil ciclistas atravessem os principais parques da cidade. O preço de uma bicicleta de 18 marchas, antes do Carnaval, variava entre US$ 140 e US$ 500.
A falta de segurança é o maior problema enfrentado atualmente pelos ciclistas. O número de queixas de roubo de bicicletas dobrou nos últimos dois anos, segundo a Delegacia de Furtos e Roubos. "Alguns ciclistas passaram a andar armados", disse o dono de bicicletaria Carlos Ruggi.
Uma das alternativas utilizadas para atenuar o problema da falta de segurança são os passeios noturnos, realizados nas terças e quintas-feiras. Eles reúnem grupos de cerca de 50 ciclistas em um roteiro de 20 quilômetros. (Thomas Traumann)

Texto Anterior: Deputado passou 4 anos na prisão
Próximo Texto: Novo curativo já é exportado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.