São Paulo, segunda-feira, 21 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

República mais antiga do Brasil fica na região central da cidade

LARISSA PURVINNI
DA FOLHA SUDESTE

Com mais de 60 repúblicas, Piracicaba abriga a primeira organização do gênero no país. A república Copacabana foi criada em 1923 e já passou por nove sedes sem perder a tradição. A atual fica na rua Prudente de Moraes, no centro, e tem dez membros.
A república é masculina e só aceita estudantes da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP), já que de acordo com a "constituição" das repúblicas tradicionais, não é permitido misturar estudantes de universidades diferentes. Além de regras rígidas, as repúblicas contam com um conselho para discutir problemas comuns.
Convivência difícil
Segundo os moradores, o separatismo tem justificativa: "O pessoal da Unimep estuda à noite e o pessoal da Esalq estuda de manhã. Fica difícil a convivência", diz Fábio Santomauro Pismel, 21, estudante do 5º ano de agronomia.
Para ingressar em uma das repúblicas tradicionais, o calouro passa por um mês de"estágio", isto é, mora uma semana de graça em cada república até encontrar aquela em que melhor se adaptou.
A efetivação só acontece no dia 13 de Maio, Dia da Libertação dos Escravos e também dia da libertação dos "bichos". Além da aprovação mútua -os veteranos têm que estar de acordo- a efetivação só acontece depois de uma longa série de trotes.
Um dos mais tradicionais é a "xispada", que prevê que o bicho dê uma volta no quarteirão à noite. Detalhe: a volta olímpica só vale se o "bicho" estiver pelado. Tudo na maior descontração, só que a polícia não entende o ritual e acaba prendendo alguns.
É comum os calouros assumirem as tarefas domésticas durante as estadias nas diversas repúblicas. Sem que haja muitos abusos (não interessa aos veteranos "espantar" os possíveis colegas), os "bichos" são obrigados a lavar pratos e limpar os banheiros.
Depois de aceito, o bicho tem que dar uma "jóia" para a república. Pode ser um sofá ou um liquidificador, dependendo das necessidades da casa. A Copacabana também cobra um churrasco na entrada e outro na saída.
Uma das principais regras da Copacabana é dividir todas as despesas por igual. A máxima "tudo é de todo mundo" também é válida. Se você tem o maior ciúme daquela camisa azul é bom tomar cuidado, ou corre o risco de ver seu colega de quarto desfilando com ela pela faculdade.

Texto Anterior: Estudantes dominam festas em Araraquara
Próximo Texto: "Regras informais" também contam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.