São Paulo, terça-feira, 22 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego cresce em SP

DA REDAÇÃO

O desemprego voltou a crescer em janeiro na Grande São Paulo, atingindo 13,6% da População Economicamente Ativa ou 1,067 milhão de pessoas. Em dezembro, a taxa havia sido de 13,3%.
O aumento na taxa de desemprego tem sido observado em praticamente todos os meses de janeiro desde 85, quando o Dieese e a Fundação Seade deram início à Pesquisa de Emprego e Desemprego. A tendência sazonal foi reforçada este ano pela desaceleração, a partir de setembro de 93, do ritmo de queda do desemprego.
O desemprego aumentou em quase todos os grupos populacionais, à exceção dos homens (queda de 0,8%) e das pessoas com 40 anos ou mais (menos 1,6%). Para os chefes de domicílio, a taxa não teve variação em relação ao mês anterior, ficando em 7,2%.
No total, foram eliminados 138 mil postos de trabalho. O setor de serviços foi o que mais cortou vagas (93 mil) e respondeu por dois terços da redução total na Grande São Paulo.
Após três meses de crescimento, a indústria também reduziu postos de trabalho em janeiro –36 mil. O setor de construção civil aumentou o total de vagas, gerando quase 7.000 novos empregos.
Houve uma queda de 0,4% no total de ocupados assalariados do setor privado, devido à retração de 6% no emprego sem carteira de trabalho assinada, que superou o aumento de 0,8% no emprego assalariado com carteira. O trabalho autônomo decresceu 4,1%.
Os rendimentos reais médios para ocupados e assalariados cresceram em dezembro frente à novembro, 13,9% e 5,5% respectivamente. Mas as perdas frente à média de 85 são de 29,6% e 32,7%.

Texto Anterior: Indústria paulista corta mais 3.107 vagas
Próximo Texto: Guiba vai substituir Vicentinho no sindicato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.