São Paulo, terça-feira, 22 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bisavó ligou os Mann aos Silva

Bisavó ligou os Mann aos Silva Erramos: 23/02/94 Ao contrário do que afirmou o texto, a família Silva brasileira não veio a formar a família Silva Telles. A família Silva Telles é originária de Portugal, tendo se instalado no Brasil nos primeiros anos da colonização.
Da Reportagem Local
Tudo começou em 1838. Um comerciante alemão, Johann Ludwig Hermann Bruhns, se estabeleceu no Rio de Janeiro, onde conheceu uma brasileira, Maria da Silva, e se casou. Com ela teve cinco filhos, entre os quais Julia da Silva Bruhns, bisavó de Frido Mann.
A família Silva, por sinal, veio a formar a família Silva Telles, da qual é membro conhecido hoje o professor e jurista Goffredo da Silva Telles, ex-marido da escritora Lygia Fagundes Telles. Efetivamente, o professor se lembrou, em conversa com a Folha, da existência de um parentesco entre a família Silva Telles e a família Bruhns. "Lembro-me de uma prima de meu pai, Francisca Bruhns, com quem convivíamos muito. Mas não sei direito por onde se deu o parentesco." Lygia Fagundes Telles também apontou à Folha o relacionamento entre a mãe de Goffredo, Carolina Penteado da Silva Telles, 99, e Julia da Silva Brunhs. "D. Carolina me contava que Julia era uma mulher muito bonita, educada e inteligente", diz. O escritor João Silvério Trevisan está escrevendo um romance sobre a bisavó de Frido.
Johann Bruhns, depois da morte de Maria da Silva, voltou à Alemanha com os filhos. Lá, Julia se casou com o senador Thomas Johann Heinrich Mann e com ele teve os filhos Luiz Heinrich, Thomas, Julia, Carla e Viktor. Heinrich, autor de "Henrique 4º" (editora Ensaio), e Thomas, de "A Montanha Mágica" (Nova Fronteira), foram dois dos maiores escritores modernos alemães. Viktor escreveu um livro onde conta sua vida e de seus irmãos, "Nós Éramos Cinco". A mulher de Thomas, Katia, também escreveu suas lembranças ("Minhas Memórias Inescritas", Ars Poetica).
A família sempre foi rodeada por tragédias. As irmãs de Thomas, Julia e Carla, se suicidaram. Um de seus seis filhos, Klaus, escritor, também se matou. O marido de Monika, também filha de Thomas, perdeu o marido, Jenõ Lanyi, em um naufrágio. Frido Mann é filho do caçula de Thomas Mann, Michael. (DP)

Texto Anterior: Frido Mann narra saga no Brasil
Próximo Texto: Hortelino; Durocrin; Boléia; Colônia de férias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.