São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volks terá preço em URV dia 1º

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Volks terá preço em URV dia 1.º
Os carros da Volks vão ter preço fixado em URV (Unidade Real de Valor) a partir de 1.º de março. A afirmação é de João Cláudio Pentagna Guimarães, presidente da Assobrav (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen). "A partir do dia 1.º entraremos na URV. Mas se, por qualquer razão, ela não for adotada pelo governo, a Volks terá que recorrer à dolarização para definir o preço dos carros", diz Guimarães.
Para o presidente da Assobrav, essa é a única forma de regularizar o mercado e fazer com que os juros sobre o estoque não pesem tanto para os revendedores. "É preciso que haja vendas constantes durante todo o mês. Os negócios não podem se concentrar na véspera dos reajustes, como acontece atualmente", explica Guimarães. Ele dá como exemplo a ser seguido a política de aumentos diários da GM.
Guimarães disse que ontem "o mercado explodiu". "Não se encontra mais o carro popular e há dificuldade até para comprar modelos mais caros da linha Gol. O Logus também está vendendo muito bem". Naul Ozi, diretor de marketing da Caraigá, revenda da Volks, diz que o aumento de procura vem desde o final da semana passada e já é "muito difícil" encontrar o Gol 1.000.
O presidente da Assobrav prevê queda de 16% a 17% nas vendas de fevereiro em relação ao mês passado, mas explica isso em função do menor número de dias úteis no mês.
Os revendedores Fiat não reclamam das vendas. "O resultado final do mês será muito bom, se levarmos em conta o período de Carnaval", diz Rubens Carvalho, vice-presidente da Abracaf (Associação Brasileira dos Concessionários Fiat). "Já não tenho Mille para entregar". Os outros modelos também estão com boa procura, incluindo-se aí o Tipo que, segundo Carvalho, mantém o ritmo de vendas dos outros meses.
Para Sergio Reze, presidente da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores), o mercado continua em "ritmo ascendente". "Acredito que vamos chegar a 70 mil unidades vendidas no final do mês, resultado melhor que as 64 mil de fevereiro de 93, mas abaixo de janeiro deste ano, quando atingimos 90.500".
Reze explica que a média diária de venda este mês deverá ser maior do que a média de janeiro. O número de veículos comercializados somente não será maior por causa do número de dias úteis –17–, inferior ao do mês passado.

Texto Anterior: Novo indexador puxa alta do boi gordo
Próximo Texto: STJ mantém obrigatoriedade do genérico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.