São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STJ mantém obrigatoriedade do genérico

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu ontem manter a obrigatoriedade do uso dos nomes genéricos dos medicamentos nas embalagens dos remédios, pelos laboratórios farmacêuticos. Por unanimidade, o STJ negou o mandado de segurança da indústria alemã Boehringer Ingelheim KG.
O presidente Itamar Franco, com base na portaria do Ministério da Saúde, assinou decreto que obriga laboratórios a colocarem nomes genéricos em letras grandes e visíveis nas embalagens, maiores que o nome fantasia. No mandado, o Boehringer alegou violação do direito de propriedade industrial.
O laboratório argumenta que é titular do direito das marcas dos remédios que comercializa, registradas junto ao INPI. O STJ, com base em voto do ministro Milton Luiz Pereira, negou o mandado, considerando a portaria legal e dentro das atribuições do Ministério da Saúde. Para os ministros, não houve abuso de poder do presidente ou ministério.

Texto Anterior: Volks terá preço em URV dia 1º
Próximo Texto: BNDES quer emprestar mais em 94
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.