São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Verve festeja 50 anos com show de estrelas

CARLOS CALADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Tom Jobim, Herbie Hancock, John McLaughlin, Betty Carter, Abbey Lincoln, Ray Brown, J.J. Johnson, Jackie McLean, Les Paul, Charlie Haden, Al Foster, Hank Jones e Roy Hargrove. Esses são os primeiros nomes já confirmados para o concerto comemorativo dos 50 anos do selo Verve, um dos mais influentes no mercado jazzístico mundial.
Ancorados pelo pianista Herbie Hancock, esses e outros astros do jazz estarão dia 6 de abril no palco do Carnegie Hall, em Nova York. Uma parte da renda será revertida para o Jazz Ad, um projeto que leva jazz a estudantes nova-iorquinos de nível secundário.
O concerto promete tributos a Ella Fitzgerald e Billie Holiday, aos pianistas Art Tatum, Bud Powell, Oscar Peterson e Bill Evans, além de uma homenagem à Bossa-Nova. Inclui também uma parte dedicada ao "jazz hip-hop" e uma "jam session". O CD e o vídeo com o registro do evento têm lançamento previsto para junho.
O selo Verve nasceu diretamente ligado à figura de Norman Granz, um montador de cinema cuja paixão pelo jazz o transformou em produtor de espetáculos e discos. Ao realizar um grande concerto de jazz no Philharmonic Auditorium de Los Angeles, em 2 de julho de 1944 (que incluiu os mesmos J.J. Johnson e Les Paul), Granz descobriu um ovo de Colombo. Formou uma companhia de estrelas do jazz e percorreu o mundo com sucesso, preconizando os futuros festivais de jazz.
Apesar da gravadora Verve só ter sido formada por Granz oficialmente em meados dos anos 50, sua direção atual encontrou uma forma esperta de antecipar a comemoração. Passou a tomar como referência para seu aniversário a data do concerto inicial da série Jazz at the Philharmonic, que foi lançado por Norman Granz, em disco, só dois anos mais tarde. "Essa é a verdadeira marca registrada da Verve", justifica Tabakof. (CC)

Texto Anterior: Jazz ganha maior fôlego comercial
Próximo Texto: Hector Costita toca no aniversário do Sanja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.