São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

British Council investe US$ 500 mil em cultura

MARCO CHIARETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os britânicos estão chegando. A programação para o ano de 1994 do British Council (BC), o órgão encarregado, entre outras coisas, de organizar internacionalmente a divulgação da arte e da cultura geradas no reino de Sua Majestade, já está pronta.
A agenda deste ano, como a de 1992 e 1993, inclui várias atrações de primeiro nível, em áreas diferentes. Entre elas estão: a David Glass Ensemble, uma das mais importantes companhias de mímica britânicas, o grupo de câmara Nash Ensemble of London, a participação na vinda de Richard Long, convidado pela 22ª Bienal Internacional de São Paulo, e a vinda de um grande escritor para a 13ª Bienal do Livro.
São Paulo
O atual diretor do conselho em São Paulo, John Coope, 45, deu uma entrevista à Folha anteontem à tarde, em sua sala na sede do BC na cidade, no bairro de Higienópolis. Coope, que trabalha há 25 anos no conselho, é geógrafo de formação, nasceu em Londres e estudou na universidade de Oxford. Em São Paulo, onde está há quatro meses, ele acumula a direção do conselho e da Cultura Inglesa, a mais tradicional instituição de ensino da língua no Brasil. A Cultura tem 27 mil estudantes e onze centros só em São Paulo.
São Paulo é o escritório mais forte do conselho no país e é o responsável pela programação cultural da entidade. "Pensamos na atuação do conselho não somente no campo das performances, do espetáculo em si, mas também para atuar criando workshops, oficinas de trabalho", diz Coope.
AtraçõesA programação para 1994 já está praticamente definida (veja quadro acima). Faltam somente acertar a visita de outro grupo teatral e o nome do escritor britânico que será convidado pelo conselho para a Bienal Internacional do Livro. Todas as atividades contam com o patrocínio de empresas britânicas com interesses no Brasil, ou brasileiras com interesses na Grã-Bretanha. Segundo Mike Winter, assistente da direção do BC, o orçamento para a área de cultura para este ano deverá ser de aproximadamente US$ 500 mil.
O David Glass Ensemble, a primeira atividade prevista para 1994, deverá se apresentar somente em São Paulo, nos dias 24 a 26 de março. O grupo é uma das mais importantes companhias teatrais britânicas. O espetáculo a ser apresentado, "Gormenghast", é uma adaptação de uma peça de Mervyn Peake, escrita nos anos 40.

Texto Anterior: Projeto já tem 8 anos
Próximo Texto: Volvo prepara filme sobre Alfred Nobel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.