São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como escolher o seu equipamento

MARIA EDICY MOREIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A escolha de um scanner deve levar em conta primeiro o que se pretende fazer com o equipamento. É preciso avaliar também o tipo de impressora. Se for imprimir em monocromática, não adianta comprar scanner em cores. Também não resolve comprar um equipamento de alta resolução e imprimir em uma impressora de baixa.
A resolução do scanner é uma das características mais importantes. Quanto mais a imagem for ampliada, maior deverá ser a resolução (definição da imagem) do scanner.
Informe-se sobre a resolução óptica (real) do scanner. Muitas empresas divulgam a resolução por interpolação de pontos. Esse truque, feito por programas, cria dois ou mais pontos no lugar de um, aumentando a resolução, mas pode-se perder qualidade.
Os scanners de mão, a maioria com resolução de 100 pontos por polegada (ppp) a 400 ppp, digitalizam melhor os documentos de até meia página. Os equipamentos permitem juntar partes de uma imagem maior, digitalizadas separadas, mas nem sempre os resultados são bons.
Os scanners mais indicados para empresas são os flatbed, que fazem a leitura da imagem em uma superfície plana, similar à de uma máquina fotocopiadora. Os modelos com resolução de 600 ppp a 1.200 ppp atendem às necessidades da maioria das empresas e dos usuários domésticos. Permitem digitalizar textos e imagens para boletins, folhetos etc.
Os scanners de cilindro -resolução de 2.500 ppp a 5.000 ppp, em média- são usados principalmente em birôs, devido ao seu preço (de US$ 28,5 mil a US$ 60 mil).
Antes de comprar, verifique quais os programas de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e para tratamento de imagens que acompanham o scanner. Custa caro comprá-los separados. (Maria Edicy Moreira)

Texto Anterior: Novell lança no país DOS que inclui rede
Próximo Texto: Vendas de scanners de mão crescem 100%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.