São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA exigem reconhecimento de patentes do exterior

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Beni Veras (PSDB-CE), designado relator do projeto de lei sobre proteção de propriedade industrial na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, foi informado em conversa com representantes de laboratórios farmacêuticos norte-americanos que o governo dos Estados Unidos não abre mão do "pipeline" (reconhecimento pelo Brasil de patentes concedidas no exterior). "Me disseram que os Estados Unidos poderiam até desistir das outras exigências, se esta fosse aceita", afirmou Veras.
Como relator do projeto na CAE, caberá ao senador tucano elaborar um substitutivo do texto aprovado pela Câmara para adaptá-lo às regras aprovadas no documento final da Rodada Uruguai do GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), assinado pelo Brasil no mês de dezembro, em Genebra. O acordo do GATT será ratificado em 15 de abril e contém normas para concessão de patentes mais favoráveis à indústria farmacêutica norte-americana do que o projeto da Câmara.
Veras afirmou que não será possível atender totalmente à exigência dos EUA no que se refere ao "pipeline"."É preciso encontrar um meio termo inteligente. Temos que encontrar pontos convergentes entre os interesses dos Estados Unidos e do Brasil", disse Veras.

Texto Anterior: Ações da CPFL rendem 11,5% menos que esperado
Próximo Texto: Suíços desenvolvem nova vacina contra hepatite A
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.