São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partidos dão prioridade à votação de temas políticos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os líderes dos partidos favoráveis à revisão acertaram ontem uma relação de sete votações marcadas para ocorrerem a partir da próxima terça-feira. As emendas que terão prioridade de votação se referem a reformas políticas. A relação inclui as votações sobre mandato presidencial, reeleição e desincompatibilização de prefeitos, governadores e presidente.
A definição desses temas faz parte da estratégia adotada pelos partidos pró-revisão de não esperar um acordo com os "contras" (PT, PDT, PSB e PC do B) para iniciar as votações. A intenção desses partidos é acertar semanalmente uma relação de votações.
Essa estratégia está sendo chamada no Congresso de um "acordo de procedimentos" e repete a prática adotada durante o Congresso constituinte. Paralelamente, os "contras" negociam com o PMDB uma agenda mínima para a revisão constitucional. Essa agenda mínima é uma imposição dos "contras" para participar do Congresso revisor. Ela não foi acertada porque, ao mesmo tempo em que os "contras" não aceitam incluir nas votações os capítulos da ordem econômica, PFL e PPR insistem em votar também esses capítulos.

Texto Anterior: Governadores trocam reeleição por prazo maior de afastamento
Próximo Texto: Sem-terra provocam tumulto no Congresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.