São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Croatas sugerem união com muçulmanos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A nova liderança dos croatas da Bósnia-Herzegóvina disse ontem que é favorável a formar uma confederação com os muçulmanos e que isso seria preferível a um plano de paz que dividisse a ex-república iugoslava em três Estados independentes. Os comandantes militares muçulmanos e croatas reuniram-se em Zagreb, capital da Croácia, e acertaram um cessar-fogo para vigorar a partir de amanhã, com monitoramento da ONU.
A sugestão de uma confederação croata-muçulmana na Bósnia foi feita por Kresimir Zubak, novo presidente da república que os croatas-bósnios proclamaram. Ele substituiu há poucos dias Mate Boban, que era mais favorável à proposta sérvia de dividir a Bósnia.
Os muçulmanos vêm tentando há vários meses reconstituir sua aliança com os croatas, rompida quando a ONU abandonou o plano de paz que previa a manutenção da Bósnia como Estado unificado pela idéia de divisão em três.
O presidente russo, Boris Ieltsin, detalhou ontem sua proposta de um encontro de cúpula com os chefes de governo dos EUA, Reino Unido, França e Alemanha para finalizar um plano de paz para a Bósnia. Washington e Londres disseram que vão estudar a idéia. O ministro alemão do Exterior, Klaus Kinkel, disse que uma cúpula agora seria "prematura".
O comando da Otan disse que seus aviões militares chegaram a sobrevoar anteontem a região de Vares, perto da cidade muçulmana de Tuzla (leste da Bósnia), onde cinco soldados suecos das forças de paz da ONU foram feridos por artilharia. Os aviões não receberam ordem de disparar por falta de informação sobre alvos específicos. Os sérvios voltaram a bombardear o aeroporto de Tuzla, que a ONU pretende reabrir até 7 de março.

Texto Anterior: Entenda a insurreição de 93
Próximo Texto: México violou direitos, diz comissão oficial; ONU quer inspeção na Coréia até segunda; Parlamento de Hong Kong aprova reformas; Bomba fere 11 pessoas em trem no Egito; Israel pode se retirar de territórios em maio; Lorena Bobbitt deve ser solta na segunda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.