São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salário terá média de 4 meses

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os salários do setor privado, servidores públicos e mínimo serão convertidos em URV (Unidade Real de Valor) com base na média dos últimos quatro meses, a partir de 1º de março. O ministro Fernando Henrique Cardoso (Fazenda), disse que esse é o período preferido pelos sindicalistas.
"Embora eles não tenham se comprometido, a preferência é para quatro meses e há possibilidade de o governo atender."
FHC afirmou que os salários ficarão protegidos depois de sua conversão para URV, apesar das discordâncias do ministro do Trabalho, Walter Barelli. "O salário passa a ser protegido inteiramente."Se os preços forem convertidos em URV, segundo ele, vai subir tudo junto e os salários terão perdas. Esse é outro ponto de discordância com Barelli, que quer regras de conversão para preços.
"Nós estamos dando um vantagem de proteção aos salários. Outra questão é que ninguém vai mexer na poupança. Não há nenhuma razão para inquietação", afirmou. FHC disse que o objetivo é controlar a inflação e não aumentar salários. "Mas no combate à inflação não vamos provocar perdas aos trabalhadores. E se eventualmente um setor achar que tem perdas, tem as câmaras setoriais."

Texto Anterior: Itamar quer poupar trabalhador
Próximo Texto: Servidores marcam greve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.