São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar quer poupar trabalhador

DO ENVIADO ESPECIAL A CAXIAS DO SUL (RS)

O presidente Itamar Franco disse ontem que "evidentemente os trabalhadores não poderão ser prejudicados na conversão dos seus salários para a URV". A declaração de Itamar foi feita após um grupo de parlamentares gaúchos, liderados pelo governador Alceu Collares (PDT), reclamar da possibilidade de arrocho salarial com a implantação da política econômica.
Collares foi o mais crítico do grupo. "Este plano está sendo mal encaminhado pelo ministro Fernando Henrique e achatamento salarial é coisa de economista burro", disse Collares. Ele afirmou que por cinco vezes ontem insistiu com o presidente Itamar sobre os riscos do arrocho. "Pelo que estão propondo, a única coisa que vai ser controlada são os salários", emendou o governador, que considera a adoção da URV uma "dolarização travestida".
Itamar disse aos jornalistas, pouco antes de deixar o pavilhão da Festa da Uva, que a discussão sobre fórmulas de evitar perdas nos salários "é função do ministro do Trabalho". O presidente não respondeu a perguntas sobre a possível saída do ministro Walter Barelli (Trabalho) do cargo, por discordar das propostas da equipe econômica. "Nesse instante (14h50 de ontem) em Brasília está havendo uma reunião dos ministros da Fazenda e do Trabalho para discutir essa questão", complementou Itamar.

Texto Anterior: MP é editada sem consulta à área jurídica
Próximo Texto: Salário terá média de 4 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.