São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conflito atinge setor leiteiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais uma briga de preços deve se instalar com a implantação da URV. Uma polêmica que, se não for bem resolvida, poderá se refletir no bolso do consumidor. Os produtores de leite B temem que, para não perder margem de lucro, a indústria do setor diminua o preço que paga hoje pelo leite.
"A maioria dos oligopólios ganha mais com a renda financeira do que com a operacional. Em média, eles pagam ao produtor de leite somente 22 dias depois da entrega do produto, mas recebem à vista dos padeiros. Neste período, o dinheiro fica aplicad
o. Para não perder esta renda financeira, eles poderão diminuir o preço que pagam ao produtor", diz Jorge Rubez, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite B.
Rubez afirma que, se isto acontecer, a produção cairá e o país será obrigado a importar leite. Ele diz que, desde que o preço do leite deixou de ser tabelado, houve uma transferência de US$ 240 milhões dos produtores para a indústria.
Carlos Humberto Mendes de Carvalho, presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Derivados no Estado de São Paulo, diz que se o preço pago ao produtor não cair, "não se poderá baixar o preço ao consumidor". Segundo ele, o produtor será beneficiado se a inflação cair "porque recebe a prazo".

Texto Anterior: Expectativa adia contratos
Próximo Texto: Laboratórios não cumprem acordo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.