São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação atinge 40,78% em fevereiro

DA SUCURSAL DO RIO

A inflação de fevereiro medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) foi de 40,78%, com alta de 1,71 ponto percentual em relação à de janeiro. O número, divulgado ontem pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), diverge da tendência declinante da inflação detectada por outros índices.
A diferença é que, enquanto os índices do IBGE e da Fipe, que vêm registrando quedas na inflação, coletam apenas preços ao consumidor, o IGP-M é um índice composto que, além dos preços ao consumidor, pesquisa os preços no atacado e também os custos da construção civil.
No atacado, os preços são medidos pelo IPA (Índice de Preços por Atacado). Em fevereiro eles tiveram alta de 40,61%, contra 39,01% em janeiro. O IPA corresponde a 60% da composição total do IGP-M.
No varejo, os preços são medidos pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que em fevereiro teve alta de 41,13%, contra 40,90% em janeiro. O IPC representa 30% do IGP-M.
Os outros 10% do índice vêm do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), que em fevereiro teve alta de 40,68%, contra 33,62% no mês anterior.
O IGP-M acumulado entre fevereiro de 93 e fevereiro de 94 alcançou 3.131,99%. Nos dois meses deste ano o índice já carrega uma alta de 95,78%.
Varejo
Entre os preços no varejo, a maior queda foi do grupo alimentação, que caiu de 46,53% em janeiro para 39,78% em fevereiro. E a maior alta foi dos transportes, que saíram de 35,44% em janeiro para 44,17% em fevereiro, a maior alta entre todos os grupos de produtos que compõem o Índice de Preços ao Consumidor.

Texto Anterior: Polícia de MG investiga golpe
Próximo Texto: Tarifa telefônica sobe 39,5%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.