São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Germinal' é o mais forte candidato para levar o prêmio César hoje

FERNANDA SCALZO
DE PARIS

Hoje à noite serão entregues em Paris os prêmios César, o Oscar do cinema francês. Entre os concorrentes estão o filme mais caro da história do cinema francês, "Germinal", com 12 indicações, e o filme de maior bilheteria da mesma história, "Les Visiteurs", com nove. Os outros fortes concorrentes são "A Liberdade é Azul", de Krzysztof Kieslowski e "Smoking/No Smoking", de Alain Resnais, com nove indicações, e "Ma Saison Préférée", de André Téchiné, com sete.
Os cinco concorrem ao César de melhor filme que deve ir ou para o popular "Les Visiteurs", de J. M. Poiré, uma comédia pastelão ambientada na Idade Média, ou para o épico "Germinal", adaptação de Claude Berri do romance de Émile Zola, sobre a miséria dos trabalhadores nas minas de carvão, embora estejam longe de ser obras-primas.
Juliette Binoche deve levar o prêmio de melhor atriz por sua interpretação que salva "A Liberdade é Azul". Concorre com Catherine Deneuve ("Ma Saison Préférée"), Miou Miou ("Germinal"), Sabine Azema ("Smoking/No Smoking"), Anouk Grinberg ("Un Deux Trois Soleil") e Josiane Balasko ("Tout le Monde n'a pas eu la Chance d'avoir des Parents Comunistes"). O prêmio de melhor ator deve ir para um dos dois concorrentes de "Les Visiteurs", Christian Clavier ou Jean Reno. Também no páreo estão Pierre Arditi ("Smoking"), Daniel Auteil ("Ma Saison") e Michel Boujenah ("Le Nombril du Monde"). Gérard Depardieu, excepcionalmente fora da parada, vai presidir a 19ª cerimônia de entrega do prêmio.

Texto Anterior: Bonanças e duras tempestades marcaram a vida de Dinah Shore
Próximo Texto: Pierre Cardin chega para mostrar 40 anos de moda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.