São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

OLP do Brasil ataca Rabin

SÉRGIO TEIXEIRA JR.
DA REDAÇÃO

O chefe da delegação da OLP no Brasil, Ahmad Sobeh, afirmou o governo israelense é o responsável pelo massacre de Hebron. "Yitzhak Rabin não é só primeiro-ministro, mas também ministro da Defesa. Ele tem responsabilidade pessoal pelo atraso na implementação da autonomia palestina, que alentou a violência dos colonos judeus nos territórios."
Sobeh declarou que o caso deveria ser analisado pela ONU. "Acreditamos que o Conselho de Segurança da ONU está chamado a adotar medidas e garantir a segurança nos territórios ocupados." Mas ele disse acreditar que a implementação da autonomia pelstina na faixa de Gaza e na cidade de Jericó (Cisjordânia) não sofrerá mais atrasos por causa do incidente.
Para o rabino Henry Sobel, no entanto, o massacre de Hebron deve atrasar a implementação da paz. Informado pela Folha do massacre, ele disse estar "chocado e preocupado" e classificou o incidente de "uma tragédia".
"Um indivíduo que se sente tão incomodado ao ver judeus e árabes rezando lado a lado no túmulo de seu patriarca comum, Abraão, a ponto de massacrá-los, só pode ser louco ou fanático. É este tipo de pessoa que constitui perigo para o processo de paz. Atos de violência fortalecem a oposição ao acordo", disse Sobel. (Sérgio Teixeira Jr.)

Texto Anterior: CS da ONU debate a chacina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.