São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

A pena e o sorriso; Orgasmo da glote; Separatismo; IPMF justo? Congresso gazeteiro; Intelectuais do PT; Fim do vestibular; Pichação e educação; Time imbatível; Aniversário da Folha; O NÚMERO DO LEITOR

A pena e o sorriso
"Lúcido, realista, brilhante, transparente. Não encontrei outras palavras que melhor definissem o acerto das idéias de Janio de Freitas, expostas em seu comentário 'A estrela do caos', publicado ontem. A pena do jornalista brilhou muito mais do que o sorriso improdutivo do ministro da Fazenda. Trabalhos como este é que dignificam a difícil arte de informar, esclarecendo. Bem ao contrário de mais este plano econômico, que muito informa, pouco esclarece e nada define. Parabéns."
Wilson Gonsalez (Garça, SP)

Orgasmo da glote
"Extenuado e chateado de ter que engolir a cada dia a besteirada sobre o tema do momento, as 'calcinhas', eis que chega-me aos olhos a crônica do excelente jornalista Carlos Heitor Cony, na Folha do dia 20/02, sobre o roubo da sacola de que foi vítima no aeroporto de Genebra. Fez-me rir de tal forma que quase fui tomado por um orgasmo da glote."
Francisco de Assis Jarussi (São Paulo, SP)

Separatismo
"Com relação ao brilhante artigo do ilustre sr. Alvin Toffler (Folha, edição de 23/01), só há uma ressalva a se fazer: o anseio separatista não é apenas do Estado do Rio Grande do Sul, mas sim de toda a Região Sul."
Abel Batista de Almeida (Curitiba, PR)

IPMF justo?
"O IPMF, para ser um imposto 'justo' e 'social' conforme descreve o dr. Paulo Planet Buarque na Folha do dia 20/01, não poderia ter as características que o qualificam. Enganosamente chamado 'imposto do cheque', é cobrado cada vez que o dinheiro sai da conta corrente para ser aplicado. O IPMF afeta em primeiro lugar aos recebedores de pequenos e médios salários, e até os recebedores de aposentadoria ou de rendas de outras fontes de pensão vitalícia, cuja única defesa contra a inflação é justamente a aplicação e reaplicação de suas reservas."
Karl Reinhard Koenen (Belo Horizonte, MG)

Congresso gazeteiro
"Causou indignação e uma impressão de falta de responsabilidade o fato de o Congresso não conseguir aprovar na última quinta-feira a promulgação da criação do FSE, matéria aprovada em segundo turno no dia anterior por ampla maioria. Os deputados faltosos preferiram sair de Brasília em plena quinta-feira para descansar ou resolver assuntos particulares, em vez de trabalhar, embora, nos seus discursos eleitorais, o combate à inflação seja quase sempre ardentemente defendido."
Claudinei Pinheiro Machado (São Paulo, SP)

"Assim como as empresas descontam de seus funcionários os dias de falta, os presidentes do Senado e da Câmara deveriam proceder da mesma forma com os parlamentares."
Curt Nees (Joinville, SC)

Intelectuais do PT
"A grande imprensa vem explorando nossas divergências internas como crises e cizânias, tentando arranhar a candidatura Lula. Parabenizo a bancada pela maturidade em acatar a decisão da direção. O manifesto dos intelectuais é um grande equívoco e não acrescenta nada ao PT, a não ser alimentar a fogueira de nossos adversários. 'Jurássico' é pensamento de que 'a candidatura Lula é maior que o PT e o PT, maior que sua direção'. Lula estará afastando-se de suas bases se deixar-se seduzir por ele."
Armando José Leal (Rio de Janeiro, RJ)

Fim do vestibular
"Venho apelar para que se levante uma celeuma na sociedade com a finalidade de discutir a respeito de uma possível extinção do vestibular, engendrando-se um sistema de avaliação do aluno desde o início, quando ingressa à escola, em seu primeiro ano primário, tal como é feito na França, Estados Unidos, Inglaterra e outros países."
João Batista Moreira (Curitiba, PR)

Pichação e educação
"Chegou a hora de ensinarmos e educarmos os jovens pichadores."
Genilson Jesus Soares (São Paulo, SP)

Miriam Cordeiro patriota?
"Não acreditei quando li a matéria de Barbara Gancia sobre Miriam Cordeiro! Mesmo quem não gosta do Lula percebe que as ações de Miriam Cordeiro não são ditados por patriotismo e, como exemplo, só se for de oportunismo –tão em voga no país– e vigarice. Barbara, o medo e o preconceito não são bons conselheiros. Ótimos os artigos de Dimenstein, Rossi e Cony sobre o lamentável Carnaval do presidente. Já estava cansando tanto farisaismo. Quanto mais esqueletos no armário, mais moralismo."
Marta Suplicy, psicanalista (São Paulo, SP)

"Na qualidade de assinante antiga da Folha e cidadão cônscia dos direitos dos leitores em geral, estou escrevendo para manifestar meu profundo desagrado com relação ao inominável artigo 'Miriam Cordeiro, verdadeira patriota', de Barbara Gancia, datado de 16/02. Como que um jornal do gabarito da Folha deixa publicar uma 'coisa' tão imbecil e sem sentido igual a essa... Fiquei realmente indignada com tanta idiotice num artigo só."
Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz (Rio Claro, SP)

Time imbatível
"Lendo a coluna de Matinas Suzuki Jr. do dia 22/02, eu e meus amigos chegamos a escalar, com os cinco jogadores sugeridos pelo Matinas e alguns mais, um time imbatível: Zetti, Cafu, Antônio Carlos, Rogério, Leonardo, César Sampaio, Edmundo, Bebeto, Muller, Dener e Romário."
Carlos Magno (São Paulo, SP)

Aniversário da Folha
"Cumprimentos pelos 73 anos da magnífica Folha, trincheira jornalística que honra as boas causas."
Gilberto Miranda Batista, vice-líder do PMDB no Senado (Brasília, DF)

"Felicitamos todos os profissionais da Folha pelo 73º aniversário. É diariamente gratificante desfrutar de um dos mais importantes veículos de comunicação do país e lá encontrar assuntos de interesse da saúde pública e de ciência e tecnologia. Parabéns!"
Carlos Médicis Morel, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro, RJ)

"Nossos cumprimentos pela passagem dos 73 anos de fundação."
José Walter Tavares, vereador (São Bernardo do Campo, SP)

"A Folha agradece as felicitações pelo seu 73º aniversário que recebeu também de: Márcio Ribeiro, secretário dos Transportes do Estado de São Paulo; Afanasio Jazadji, deputado estadual; Willians Rafael, líder da bancada do PDT na Câmara Municipal de Osasco; Roberto Paulino, assessor de comunicação da Associação dos Funcionários da Cosipa, e José Antonio Silveira Ribeiro, presidente do Clube Esperia.

O NÚMERO DO LEITOR
57
é o número de cartas que o Painel do Leitor recebeu criticando o texto "Miriam Cordeiro, verdadeira patriota", de Barbara Gancia, publicado na edição de 16/02.

Texto Anterior: Medidas não reduzem a expansão monetária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.