São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa reduz poder de tráfico

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

A "guerra" deflagrada entre traficantes rivais da Mangueira, que causou a morte de 14 pessoas, mostra que o CV e TC estão cada vez mais enfraquecidos e divididos. Esta realidade começou a tomar forma no final dos anos 80, com a prisão de seus principais líderes.
Essa versão dos rumos do tráfico nas favelas do Rio –com disputas que vêm se sucedendo nos últimos anos– é sustentada por um "amigo" de integrantes da cúpula do CV, que não quis se identificar. Ele afirma também que a "imprensa" criou uma imagem de poderio desses grupos que jamais existiu. "Inclusive a maior parte dos traficantes das favelas sempre foi de independentes."
Outro que não acredita no poderio organizacional do CV e do TC é o promotor de Justiça Raphael Cesario, 55, para quem esse superdimensionamento –alimentado por alguns policiais– só serve para proteger os verdadeiros grandes traficantes de cocaína e armas do Rio: os bicheiros. Os bicheiros sempre negaram esse vínculo.
Cesario afirma que a opinião pública "é burra" ao imaginar que os grandes traficantes possam ser "moradores de favelas que vivem cercados de baratas e esgoto a céu aberto".

Texto Anterior: Policiais fazem "abastecimento"
Próximo Texto: Carta defende Sambódromo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.