São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leões se reproduzem com mais facilidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Não são todos os bichos que interessam ao zôo quando se trata de reprodução. "Os leões, por exemplo, são uma praga no Brasil hoje", diz a bióloga Katia Cassaro. Dotados de uma energia sexual impressionante –podem cobrir uma fêmea dezenas de vezes por dia–, eles se reproduzem com facilidade, à semelhança de seus primos menores, os gatos domésticos. "A gente até faz controle de natalidade com anticoncepcional", diz ela. Já outros animais –mesmo alguns felinos– são menos promíscuos, e sua reprodução é mais delicada.
A lei proíbe aos zôos brasileiros de enviarem a outros no exterior animais da fauna nativa, a não ser que tenham nascido em cativeiro. Como são justamente esses animais que interessariam aos estrangeiros, reproduzi-los dá ao zôo uma "moeda" valiosa, que se pode usar para trocar por outros bichos. Esse intercâmbio é generalizado. O casal de kudus no interior paulista veio da ex-Tcheco-eslováquia (hoje dividada em República Checa e Eslováquia).
Para alguns animais, o espaço é importante na hora da reprodução; para outros, o sossego é ainda mais vital. Gatos estão entre os que precisam de menos espaço, por isso não consta dos planos imediatos do zôo reproduzi-los no interior. Mesmo em São Paulo há locais não abertos à visitação pública, como a fazenda de Sorocaba, para os animais "namorarem", ou simplesmente descansarem fora das vistas do público visitante.
Embora os zoológicos sejam vistos pelo público principalmente como um tipo de parque de diversão, são também instituições de pesquisa. Parte desse estudo visa colaborar com os projetos de preservação das espécies na natureza. Um dos planos do zôo paulistano é, a longo prazo, reintroduzir no meio ambiente algumas das espécies criadas em cativeiro que estejam em risco de extinção.
Mas mesmo sem essa intervenção direta na natureza os zôos têm muito a oferecer à ciência, seja com o estudo do comportamento dos animais, seja com trabalhos sobre sua saúde ou anatomia. Um zôo emprega biólogos e veterinários cujo trabalho diário vai paulatinamente produzindo conhecimento científico. (/crep\>(RBN)

Texto Anterior: Zôo mantém fazenda para reprodução de animais
Próximo Texto: Computador faz 'psicoterapia' em casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.