São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha lança fascículos sobre como melhorar a qualidade

DA REDAÇÃO

A Folha e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançam a partir do dia 13 de março a série de fascículos "Qualidade Total".
Durante oito domingos os leitores de todo o Brasil vão ganhar, encartado na edição do Folhão, um fascículo de oito páginas –em cores e papel especial, para ler e colecionar– sobre um dos temas atuais mais importantes e estratégicos no mundo dos negócios: o aprimoramento da qualidade –no trabalho, no ambiente das empresas e nas relações entre departamentos, funcionários, clientes e fornecedores.
É uma iniciativa inédita. Produzida pela equipe técnica do Sebrae Nacional, com supervisão e acabamento editorial da Folha, a série vai tratar o assunto qualidade de maneira simples, didática e acessível. Vai colocar o tema –bastante explorado em ambientes acadêmicos, empresariais e livros especializados– à disposição dos leitores.
A série de fascículos vai mostrar, por exemplo, como melhorar a relação com os clientes e como detectar desperdícios no trabalho e melhorar os processos da empresa.
Todos os fascículos trarão um teste para o leitor aplicar imediatamente em seu trabalho, um minidicionário com os principais conceitos ligados a qualidade, artigos de especialistas e exemplos de empresas que aperfeiçoaram produtos e serviços.
Já no primeiro capítulo, o teste "Sua empresa trabalha com qualidade?" ensina a entender e a aplicar na prática os dez mandamentos da qualidade. O primeiro fascículo traz ainda artigo do consultor norte-americano Richard Whiteley, autor do best seller "A empresa totalmente voltada para o cliente", que escreveu especialmente para a série Folha-Sebrae. Além de Whiteley, nomes como Dorothéa Werneck, Ozires Silva, Emerson Kapaz, José Mindlin, Luís Nassif e Mailson da Nóbrega vão comentar o assunto qualidade e sua importância para as empresas e para a economia como um todo.
"A série de fascículos Folha-Sebrae é uma forma de democratizar as informações sobre qualidade e levá-las a um grande número de pessoas", diz José Augusto Assumpção Brito, presidente do Sebrae Nacional. "O projeto em conjunto com Folha vai massificar e potencializar a atuação do Sebrae em relação ao programa de capacitação gerencial para micro e pequenas empresas." "Em 93 realizamos 22 mil cursos, ligados a vários setores e assuntos. Por mais extensiva que tenha sido essa atuação, há um universo de mais de 40 milhões de brasileiros que querem abrir seu próprio negócio", diz.
A série de fascículos terá um interesse amplo. Para Flávio Pestana, diretor-executivo de circulação da Folha, os fascículos devem atrair muitos leitores. "A série será útil a pessoas de vários escalões profissionais, que vão poder aplicar os conceitos de qualidade e melhorar seu desempenho no trabalho", diz Pestana.

Texto Anterior: As duas lutas da URV
Próximo Texto: Cummins Brasil fatura US$ 124 mi em1993
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.