São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carta manuscrita é risco que pode gerar simpatia

DA REDAÇÃO

Abrir o currículo com uma carta de apresentação escrita de próprio punho é uma opção que costuma conquistar a simpatia dos selecionadores –desde que seja breve, legível e objetiva. Mas há um risco a correr.
"Muitos selecionadores submetem as cartas a exame grafológico, que aponta inclusive traços de personalidade", afirma Darcy Casanova Martin, consultora em RH. "Mas, em geral, o fato de o candidato não temer ser avaliado dessa forma demonstra segurança e pode ser positivo."
Darcy analisou o currículo do engenheiro mecânico Orlando Sertório Lima, 36, e aprovou sua carta manuscrita. "Mas falta objetividade ao restante do material e uma construção que prenda a atenção até o final da leitura", afirma. Segundo ela, o currículo deve ser refeito para priorizar os pontos fortes do candidato.
No caso específico do documento avaliado, como o candidato passou por empresas e funções diferentes e não se especializou em nenhuma área, seria interessante valorizar sua formação acadêmica e seu conhecimento de inglês (se aperfeiçoou em Boston, EUA) e de italiano (residiu por três anos em Turim). "Isso seria o suficiente para garantir uma nova colocação no mercado", diz Darcy.
Segundo a consultora, o currículo deve ser reelaborado na seguinte ordem: dados pessoais, formação acadêmica, cursos, idiomas, viagens de negócios, áreas de interesse e experiência profissional. Também é aconselhável completar o último quesito com as atribuições assumidas em cada empresa.
Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise de consultores e publicação nesta seção, para Caderno Empregos – Seção "Seu Currículo" – al. Barão de Limeira, 425, 4.º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP. A Redação considera que o autor do currículo consente com a publicação parcial ou total das informações nele contidas.

Texto Anterior: Falência da empresa provoca demissões?
Próximo Texto: Angra 2 treina estrangeiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.