São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
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Mercado recupera crescimento nas vendas

PABLO PEREIRA
DA REDAÇÃO

As vendas de apartamentos novos recuperaram o crescimento em São Paulo. Segundo estudo do Datafolha, o mês de janeiro, com movimento tradicionalmente fraco, fechou com velocidade de vendas de 5,2% (número de unidades vendidas a cada cem oferecidas), com 626 apartamentos negociados, acima de dezembro (4,8% e 589 unidades vendidas).
O estudo realizado pelo Datafolha é publicado no quarto domingo do mês no caderno Imóveis. Em relação ao mesmo período do ano passado, o primeiro mês de 94 também ficou acima da média. Em janeiro de 93, antes do mercado de novos começar uma reação que demorou pelo menos três anos, a velocidade de vendas foi de 4,2%, com apenas 394 apartamentos comercializados. No mês seguinte, esse índice caiu para 4,1% (371 negócios), mas em março deu o salto (10,1%, 975 unidades vendidas) que animaria os investidores e apontaria a tendência do mercado imobiliário no resto do ano.
Confirmando uma tendência do mercado paulistano, o tipo de apartamento mais vendido foi o de três dormitórios, com 291 unidades, 46,5% do total de ofertas, seguido pelo dois quartos com 281 apartamentos (44,9%). Entre os bairros que venderam bem, Vila Maria e Centro Empresarial surpreendem com velocidade de vendas de 16,7%, superando tradicionais "bons de vendas" como Santana, Ipiranga e Tatuapé.
Mas os campeões de comercialização em unidades foram Vila Carrão e Ipiranga, que empataram com 48 apartamentos vendidos. Vila Mariana, líder dos negócios no ano passado, começa 94 em segundo lugar com 44 imóveis vendidos, seguido de perto por Perdizes (43). No mês, em 15 bairros tiveram vendas. (Pablo Pereira)

O balanço mensal é um estudo do mercado de imóveis novos na cidade de São Paulo, baseado nos dados do "Roteiro de Imóveis" e em informações sobre as vendas realizadas no mês de janeiro, coletadas até o dia 18/02/94, junto a todos os participantes do roteiro. É uma realização do Datafolha, sob a direção dos sociólogos Antônio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistente de planejamento e análise a estatística Karla Mendes. A coordenação e organização dos dados ficou a cargo de Marlene Peret.

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sobre o mercado na pág. 10-7.

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