São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
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Instalar ar condicionado em casa é caro

DA REPORTAGEM LOCAL

O sono tranquilo em um quarto fresquinho, depois de um dia cheio, tem sido mais um desejo e menos uma realidade nesses dias –e noites– com temperaturas altas batendo recordes em São Paulo. Mas quem quer deixar de se preocupar com isso, tornando a noite agradável com um aparelho de ar-condicionado, pode se preparar para pagar caro.
Em um apartamento com quatro dormitórios, por exemplo, o custo de equipamentos do tipo "split" para os condicionar os quartos e a sala pode chegar a US$ 9.300, além do gasto entre US$ 1.000 e US$ 1.500 para instalação (incluindo mão-de-obra e material para linhas frigoríficas). O preço foi estimado por Mario Manzoli, 46, diretor da Day Brasil, representante no país dos equipamentos Daikin (tecnologia japonesa). As empresas Springer/Carrier e Hitachi também fabricam aparelhos do tipo "split".
Nesse caso, considera-se o custo de um Multisystem Daikin, composto de uma condensadora (aparelho de instalação externa) e cinco evaporadoras, uma para cada quarto e outra para sala. As evaporadoras ficam dentro de cada ambiente a ser condicionado, e, dependendo do modelo, podem ser instalados no teto, na parede ou no chão.
Os equipamentos do tipo "split" são os mais indicado para casas e apartamentos, pela adequação a espaços reduzidos. "O 'split' representa um avanço em relação a um produto mais tradicional, denominado ar-condicionado de janela. O aparelho de janela tem um consumo alto de energia, é barulhento e necessita de uma parede externa para cada ambiente onde será instalado", diz o engenheiro Lazaridis Panagiotis, 34, especializado em ar-condicionado.
Em contrapartida, o equipamento de janela tem custo mais baixo (veja texto ao lado).
Segundo Lazaridis, os equipamentos do tipo "split", vendidos já há alguns anos no Brasil, apresentam tecnologia mais avançada, menor consumo de energia, são silenciosos e podem ter seu uso programado através de modernos controles remotos.
ProcuraEmbora nos dias de calor se multipliquem o número de ligações para as empresas que trabalham com esses equipamentos, a simples informação do custo e da necessidade de uma minirreforma para sua instalação (nos casos em que o projeto não prevê esse tipo de sistema) pode fazer os interessados desistirem da idéia.
"Muitas pessoas que nos ligam estão só 'namorando' um ar-condicionado", diz João Carlos Cruz, 31, vendedor da HBL Ar-Condicionado. Segundo ele, como se trata de um equipamento caro, a primeira "triagem" de clientes ocorre quando se fornece ao interessado uma estimativa de custo para a implantação do sistema no local especificado. (Telma Figueiredo)

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