São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como vai ser a futura van da VW

GRACILIANO TONI
EDITOR-INTERINO DO TUDO

Veículos avaliou a van que a Volkswagen deve montar no Brasil a partir do próximo ano, com peças e componentes fornecidos pelo México e pela África do Sul, países onde mantém linhas de produção. É a Eurovan, versão para passageiros da família que ocupa o lugar pertencente à Kombi no passado.
O carro atual herdou pouco do original. Na quarta geração das vans VW européias, nem mesmo a configuração mecânica permanece. A Eurovan usa motor dianteiro transversal, com cinco cilindros em linha, 2.500 cc e 147 cv. Nossa Kombi, equivalente à primeira geração alemã, tem motor traseiro longitudinal de 1.600 cc, refrigerado a ar, com tração traseira.
Com ABS, suspensões mais eficientes e maior resistência a impactos, a Eurovan é mais segura.
Até a "cara" da Eurovan é diferente. Ela adota linhas mais retas, com amplos vidros. O painel é bem VW, com desenho de instrumentos, volante e comandos muito semelhante, por exemplo, ao do Santana. O padrão do revestimento também é parecido.
A versão avaliada, topo de linha da Eurovan, permite total conforto para sete pessoas, distribuídas em três filas de bancos. Para melhorar a refrigeração da cabine, a van tem dois aparelhos de ar-condicionado, que funcionam bem –com rapidez e redução sensível da temperatura– mesmo sob forte calor.
A visibilidade é um dos pontos altos do carro. A posição avançada do motorista, os espelhos no tamanho e lugar certo e janelas enormes ajudam muito em manobras. A direção hidráulica e o câmbio automático (de quatro marchas) aumentam ainda mais a facilidade para guiar. O motor tem potência mais que suficiente para permitir boas acelerações. Funciona sem vibrações e transmite pouco ruído para a cabine.
O carro tem pequenos defeitos, como o pouco espaço para bagagem com todos os bancos no lugar. O acesso ao porta-malas fica dificultado caso a Eurovan esteja parada perto de outros carros, porque a porta, muito larga, bascula para o lado, exigindo grande espaço para ser aberta. Outra falha está no posicionamento do volante –muito horizontal– e da alavanca de câmbio –baixa e recuada.

ONDE ENCONTRAR
Auto Mercatto - r. Estados Unidos, 1.494, Jardim Europa, tel. (011) 853-8266, São Paulo, SP

Texto Anterior: Carros aumentam até 42% esta semana
Próximo Texto: Compre importado por preço de nacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.