São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
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Compre importado por preço de nacional

DA REPORTAGEM LOCAL

'A primeira vista, comprar um carro importado novo pelo mesmo preço de um nacional parece fantasia. Mas depois de uma análise detida dos preços praticados no mercado de automóveis de passeio, é possível realizar bons negócios e adquirir um modelo importado pelo mesmo preço de um similar produzido no Brasil.
Veículos escolheu os principais modelos nacionais com os valores da tabela de fevereiro (logo após o reajuste do início deste mês) e converteu seus preços pelo dólar livre (comercial) do último dia 4. Depois, comparou os preços aproximados de importados e nacionais.
Quem compra um Omega CD 3.0 no valor de US$ 40 mil ou uma Quantum GLSi 2.0, que vale cerca de US$ 41 mil, pode adquirir, com mais US$ 6 mil, o "status" de ter um BMW 318 IS zero km.
Na mesma faixa de preço, (veja quadro ao lado) é possível comprar um Hyundai Sonata GLS de US$ 40 mil, com opcionais como toca-fitas e CD, bancos em couro rodas de liga leve e direção hidráulica. Por US$ 42 mil, pode-se encontrar um Toyota Camry 3.0, com direção hidráulica e injeção eletrônica.
Por preços um pouco mais baixos, os mesmos, por exemplo, de um Verona Ghia 2.0 (US$ 35 mil), Logus GLS 2.0 (US$ 30 mil), Tempra Ouro (US$ 28 mil) ou Vectra GSi MPFI (US$ 33 mil), pode-se ir para casa dirigindo um Peugeot 405 SR 1.8 com rodas de alumínio e direção hidráulica. Tudo por US$ 35 mil. Outra boa opção é o Subaru Impreza SW 1.8, com câmbio automático, por US$ 32 mil, ou um Legacy GL 1.8, no valor de US$ 31,5 mil.
Na faixa de preço do Vectra GLS (US$ 25 mil), da Parati GLS 1.8 e do Versailles GL 1.8 (ambos US$ 24 mil) a escolha pode recair sobre um Hyundai Elantra 1.6, de US$ 25 mil, com vidros elétricos e direção hidráulica. Ainda pelo mesmo preço, também pode ser comprado um Suzuki Vitara Canvas 1.6 ou um Swift 1.6.
Mesmo por US$ 15 mil, a mesma faixa da Parati CL 1.6, do Kadett GL 1.8 ou do Uno S, compra-se um Renault Twingo ou Clio, além dos Suzuki Samurai Canvas e Metal Top.
Para cliente que ainda reluta em comprar um carro importado, os gerentes das lojas que comercializam marcas estrangeiras costumam usar outros argumentos. Ao contrário do que muita gente pensa, a alíquota do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é a mesma para nacionais e importados. O custo do seguro contra roubo é mais baixo (menos de 5%, enquanto que para o nacional é cerca de 12%). Isso sem contar com as redes de assistência técnica e venda de peças.

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