São Paulo, terça-feira, 1 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Astronautas dos EUA treinam para subir à estação orbital russa

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dois astronautas norte-americanos se preparavam ontem para um treinamento de cerca de um ano, como parte do projeto do plano espacial conjunto com a Rússia. Os astronautas chegaram quinta-feira a Zvezdni Gorodok, nordeste de Moscou, onde ficam instalações para treinamento de cosmonautas –que eram secretas.
"Estamos em uma nova era. Não há mais Guerra Fria", disse o astronauta Norman Thagard. "Sabemos que as coisas no espaço custam muito, e que algumas delas ficam melhores se feitas em conjunto. Estamos cientes de que é mais uma fase de melhora no nosso relacionamento", completou.
Thagard e Bonnie Dunbar, veteranos do programa do ônibus espacial da Nasa, serão treinados para vôos espaciais de longa duração, especialidade russa. Thagard, 50, será treinado para subir em um foguete russo para passar três meses a bordo da estação orbital Mir em 1995. Dunbar, 44, é sua reserva e receberá o mesmo treinamento.
Como conclusão da missão, um ônibus espacial da Nasa levará uma tripulação russa à Mir e trará Thagard para a Terra. Também será levado equipamento científico de teste que Thagard, que é médico, usará em experimentos que poderão ser úteis para uma futura missão em Marte.
Ossos
Cientistas da Universidade da Califórnia, em San Francisco, acharam uma primeira pista para o enfraquecimento dos ossos em vôos espaciais. Os resultados sugerem uma falta de cálcio nos ossos, em vez de uma interrupção na construção do tecido ósseo, como se pensava anteriormente.

Texto Anterior: EUA têm outro corpo que exala gás tóxico
Próximo Texto: Japão prepara dois tipos novos de foguete
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.