São Paulo, quarta-feira, 2 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos registrou ataque no mês passado

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

No último dia 8 de fevereiro, o estudante Alexandre Nascimento Martins, 14, foi socorrido na praia do José Menino, em Santos (SP), com um corte semi-circular no pé esquerdo. Ele estava a uma profundidade de 1,5 metro quando disse ter sido mordido por um peixe cinzento. "Tinha barbatana e parecia um tubarão", diss à época.
Martins foi atendido no Pronto Socorro Central de Santos pelo médico Valter Makoto. "A possibilidade de o ferimento ter sido feito por animal marinho é grande. Mas não posso ter certeza se foi um tubarão", disse o médico.
Para o biólogo da Universidade Federal da Paraíba, Otto Bismarck Gadig, 32, "o corte no pé de Martins foi feito por um tubarão de cerca de 1,5 metro de comprimento". Gadig é especialista em tubarões, sendo representante, no Brasil, do museu estadual da Flórida, que cataloga ataques de tubarões a seres humanos no mundo.
Gadig esteve na residência de Martins e analisou o corte. Ele disse que não conhece outro tipo de peixe além de tubarões que pudesse provocar ferimentos com as características observadas no pé de Martins. Segundo o biólogo, este foi o quinto ataque de tubarões na região da Baixada Santista. "Destes, uma mulher de 34 anos morreu ao ser atacada em Praia Grande em 1976", disse.

Texto Anterior: Praia é a preferida
Próximo Texto: Filho de deputado federal é sequestrado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.