São Paulo, quarta-feira, 2 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GM e Autolatina fixam preços em URV

DA REPORTAGEM LOCAL

A General Motors fixou o preço do seu novo carro "popular" em URV (Unidade Real de Valor). O Corsa, que começa a ser vendido na próxima segunda-feira nas 450 concessionárias da GM, vai custar 7.350 URVs. Os demais modelos da fábrica tiveram reajuste de 39,5% e continuam com preços em cruzeiros reais.
A Autolatina também decidiu ontem converter os preços de seus carros para URV. Isso só não vale para os "populares", que estão 39,9% mais caros em cruzeiros reais.
A decisão de estabelecer o preço do Corsa em URV foi tomada segunda-feira à tarde pela direção da GM, mas o comunicado oficial foi ontem por José Carlos Pinheiro Neto, diretor de assuntos corporativos da montadora.
Para os outros carros da General Motors continua sendo adotada a política de descontos decrescentes que, na prática, equivale a um reajuste diário de todos os modelos.
Pinheiro Neto disse que a decisão tomada pela GM em relação ao Corsa significa "o apoio da General Motors às medidas econômicas e uma demonstração de confiança no sucesso do plano". A decisão da fábrica foi comunicada ontem à tarde ao presidente Itamar Franco, através de telex enviado ao Palácio do Planalto.
Segundo Pinheiro Neto, os demais carros da montadora não tiveram seus preços convertidos em URV por "precaução". Ele disse que para isso acontecer será necessário um "entendimento prévio" com todos os fornecedores. "É preciso antes saber se os nossos fornecedores também vão converter seus preços. Vamos esperar um pouco antes de tomarmos essa decisão', disse Pinheiro.
Ele afirmou que a intenção da General Motors é adotar a URV para toda a sua linha no futuro.
O diretor da GM acredita em "volume adicional de venda" para o Corsa por causa da decisão tomada pela empresa. Segundo ele, o que está ocorrendo no lançamento do carro "popular" é uma "loucura generalizada". Nunca aconteceu nada parecido em nenhum lançamento de carro nesse país", disse.
Pinheiro Neto afirmou que os primeiros carros já foram faturados para as concessionárias e deverão estar à venda no início da próxima semana. "Nosso objetivo é vender este ano entre 70 e 80 mil unidades", disse.
Autolatina
Os carros da Autolatina também estão com preços em URV. Todos os modelos da Volkswagen e da Ford, menos o Gol 1000, Fusca, Kombi e Escort Hobby, os carros "populares", tiveram seus preços estabelecidos pela média de quatro meses (setembro a dezembro de 93) e convertidos em URV.
Para os "populares" a fábrica anunciou ontem um reajuste de 39,9%, o que equivale a US$ 7.200, conforme o acordo mantido com o governo. Com a conversão dos seus preços para URV, a Autolatina cancelou o reajuste de 38% que havia sido concedido para toda a linha a partir de 1º de março.
A assessoria de imprensa da Autolatina não tinha, no início da noite de ontem, a tabela da Volks e da Ford com o preço dos modelos em URV. Segundo a montadora, os novos preços seriam divulgados pelas concessionárias.

Texto Anterior: Empresas têm dúvidas para converter salários
Próximo Texto: Governo tira dúvidas da URV pelo telefone
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.