São Paulo, quarta-feira, 2 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coreógrafa quer eliminar cenografia decorativa

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O colaborador mais constante de Trisha Brown é o artista plástico Robert Rauschenberg. Ele terá uma sala especial na 22ª Bienal Internacional de São Paulo, que se realizará de setembro a dezembro deste ano. Autor dos cenários de vários espetáculos da coreógrafa (por vezes imagens móveis, que interagem com a dança), Rauschenberg ganhou um cargo de honra da parceira e amiga de muitos anos: o de presidente da Trisha Brown Company.
"Set and Reset", um dos "carros-chefes" do repertório de Brown, que será apresentado no Carlton Dance, tem cenografia de Rauschenberg e música de Laurie Anderson. A seguir, a coreógrafa e bailarina fala sobre a participação de Rauschenberg nos trabalhos desenvolvidos pela Trisha Brown Company.
*
Folha – Como é a relação de Robert Rauschenberg com a sua dança?
Trisha Brown – Rauschenberg é um gênio, um mestre do teatro e das artes visuais. Temos uma amizade profunda, que já dura 32 anos. Nós inspiramos um ao outro. Ele tem uma relação integral com meu trabalho e sempre cria um diálogo maravilhoso com o que eu faço.
Folha – Ao desenvolver um espetáculo, vocês criam juntos ou separados?
Trisha – Em três de nossas colaborações eu fiz a coreografia e mostrei a ele que, depois, criou o cenário a partir da coreografia. No caso de "Astral Convertible", que coreografei em 1989, eu pedi a ele um cenário específico.
Folha – Por que Rauschenberg chama seus cenários de apresentações visuais?
Trisha – Nós usamos a expressão "apresentação visual" porque queremos eliminar a idéia do cenógrafo que faz a decoração de uma coreografia. Rauschenberg não realiza meros invólucros para meus espetáculos. (AFP)

Texto Anterior: Trisha Brown é estrela do Carlton Dance
Próximo Texto: Via Láctea; Godê
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.