São Paulo, quinta-feira, 3 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descobertos quatro campos de petróleo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Descobertos quatro campos de petróleo
País terá mais 1 bilhão de barris
A Petrobrás descobriu quatro novos campos de petróleo situados na Bacia de Campos (RJ). Os novos campos irão ampliar as reservas do país em 1 bilhão de barris, o que é equivalente a US$ l3 bilhões.
O ministro Fernando Henrique Cardoso (Fazenda) considerou que estas descobertas contribuirão para o êxito de seu plano de estabilização econômica.
O anúncio foi feito ontem ao presidente Itamar pelo ministro interino das Minas e Energia, José Israel Vargas, durante audiência com a presença de Fernando Henrique.
Os quatro campos vão elevar as reservas nacionais para cerca de 10 bilhões de barris. Um deles é um campo gigante, com 550 milhões de barris.
Além de favorecer o Plano FHC, o ministro Israel Vargas disse que os novos poços também reforçam os argumentos contra a privatização do setor. "Isso fortalece a tese contra a quebra do monopólio", afirmou. Para ele, a Petrobrás provou eficiência. As primeiras pesquisas sísmicas na região foram feitas há um ano.
Os novos poços vão produzir 200 mil barris por dia, dentro de quatro anos, conforme previsão do presidente da Petrobrás, Joel Mendes Rennó. A produção atual é de 850 mil barris, 450 mil abaixo da demanda interna. O Brasil importa petróleo da Arábia Saudita (l50 mil barris/dia), Argentina (l20 mil barris/dia) e outros países.
O acréscimo de 1 bilhão de barris equivale ao volume total de reservas da companhia petrolífera argentina (Yacimientos Petrolíferos Fiscales), segundo Israel Vargas. Também corresponderia a 37% das reservas da Texaco. De acordo com ele, o presidente Itamar considerou que este era "um fato auspicioso" e disse que reiterava sua confiança na empresa.
Reflexos nas Bolsas
O presidente da Petrobrás disse que estas descobertas, feitas em fevereiro, terão reflexos na negociação das ações da empresa nas Bolsas de valores. O campo com 550 milhões de barris fica próximo ao campo também gigante de Albacora. Será chamado de Albacora Leste.
Os demais serão denominados de Guarajuba, Caratinga e Marlim Leste. Os outros dois campos gigantes (que produzem mais de 500 milhões de barris) da Bacia de Campos são Marlim e Barracuda.

Texto Anterior: Previ refuta pressões para a compra de papéis do Tesouro
Próximo Texto: Gerente de vendas aluga seu apartamento em URV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.