São Paulo, quinta-feira, 3 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa investiga amigo de Clinton sob acusação de superfaturamento

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O subsecretário da Justiça dos EUA, Webster Hubell, amigo pessoal do presidente Bill Clinton e ex-sócio da primeira-dama Hillary Clinton, está sob investigação interna do escritório de advocacia em que trabalhava com ela em Little Rock, Arkansas (sudoeste do país). Hubell é suspeito de ter superfaturado seus honorários a diversos clientes.
A porta-voz de Clinton, Dee Dee Myers, recusou-se a comentar o assunto. O escritório Rose Law Firm tinha entre seus clientes a agência federal encarregada de zelar pela lisura de instituições financeiras e o banco de poupança de James McDougal, sócio dos Clinton na construtora Whitewater, suspeita de irregularidades.
Outro ex-sócio da Rose era Vincent Foster, assessor do presidente e seu procurador na Whitewater, que morreu em aparente suicídio em julho de 1993. A Rose Firm também é acusada de não ter deixado claro ao governo que já havia representado o banco de McDougal quando aceitou processar em nome do governo o mesmo banco na época de sua falência, em 1988.
Outros desenvolvimentos do caso Whitewater são aguardados durante o julgamento, iniciado esta semana, de David Hale, um ex-juiz de Little Rock que afirma ter sido pressionado pelo então governador de Arkansas Bill Clinton para conceder empréstimo de US$ 300 mil, com recursos federais destinados a incentivar pequenas empresas, à mulher de McDougal, também sócia dos Clinton na Whitewater. O advogado de Hale disse ontem que seu cliente tem como provar o envolvimento de "políticos" no seu esquema.

Texto Anterior: Começa campanha contra entrada na UE
Próximo Texto: Grandes Bolsas sofrem queda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.