São Paulo, quinta-feira, 3 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia admite aderir a plano feito pela Otan

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Rússia decide aderir a plano feito pela Otan
A Rússia anunciou ontem que vai entrar para a "Parceria pela Paz", plano da Otan (aliança militar ocidental) para os países do antigo Pacto de Varsóvia. A mudança de posição foi anunciada em Moscou pelo vice-chanceler Vitali Tchurkin, em reunião com embaixadores dos 16 países da Otan. Nenhuma data foi fixada.
Após dois anos de cooperação informal com o Ocidente, os russos disseram em janeiro deste ano que qualquer expansão da aliança liderada pelos EUA seria um perigo para a estabilidade na Europa.
A "Parceria pela Paz" prevê treinamento militar, manobras e planejamento de defesa em conjunto. O plano não prevê garantias de defesa mútua em caso de ataque. Diversos países da Europa Oriental já anunciaram sua adesão.
O gesto vem num momento de tensão, devido à prisão de um ex-agente da CIA acusado de espionar para os russos. Rússia e EUA também têm iniciativas opostas na Bósnia, com aquela alinhando-se aos sérvios e este favorecendo croatas e muçulmanos.

Texto Anterior: Grandes Bolsas sofrem queda
Próximo Texto: Legislativo sul-africano aceita autonomia local
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.