São Paulo, sexta-feira, 4 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico critica regime radical

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

O endocrinologista Marcello Bronstein, presidente do Departamento de Obesidade da Associação Paulista de Medicina, acha perigoso generalizar uma dieta como a feita pelo apresentador Jô Soares.
"Em primeiro lugar, comer apenas um tipo de alimento, como frutas, não supre as necessidades do organismo. Depois, se a pessoa ficar comendo um só tipo de alimento, ela pode se acostumar e não conseguir mais, numa segunda fase, balancear de forma adequada a alimentação", diz o médico.
Bronstein, 48, ressalta que, embora não seja recomendável, uma pessoa pode passar 22 dias à base de frutas. Segundo o médico, o regime ideal não tem mistérios: "Basta fazer uma dieta balanceada, mas em quantidade menor que o valor calórico que engorda".
Sobre a rapidez com que pessoas muito gordas emagrecem, ele diz: "Existe, em geral, uma proporcionalidade entre o peso inicial e a velocidade da perda, principalmente no início do tratamento".
Segundo o psiquiatra Táki Cordás, coordenador do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas, pessoas que fazem dietas com supressão total de carboidratos ou proteínas correm risco maior de apresentar quadros de depressão ou ansiedade. (MSy)

Texto Anterior: Jô Soares come frutas por 22 dias e perde 33kg
Próximo Texto: Rei Momo divide pêra com 5
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.