São Paulo, sexta-feira, 4 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diálogo é a saída, diz palestino

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Ahmed Qurei, o palestino que negociou com Israel o acordo Gaza-Jericó Primeiro, disse que a retomada do diálogo é a única saída para o Oriente Médio. O dirigente palestino, mais conhecido como Abu Ala, pediu a ajuda do presidente dos EUA, Bill Clinton, para a retomada das negociações. O negociador palestino nas conversações oficiais, Nabil Chaath, deve chegar hoje a Washington.
Apesar de afirmar que falava em nome próprio, Qurei detalhou exigências da OLP para o diálogo. Aceitou os conceitos israelenses de "colônias políticas" e "colônias de segurança" nos territórios ocupados e admitiu que estas poderão ser discutidas no estágio final das negociações, como quer Israel.
Sobre a exigência da OLP de desarmamento de todos os 120 mil colonos, Qurei disse que ele não teria validade dentro das colônias judaicas.
Em uma atitude que pode perturbar ainda mais as negociações, o premiê de Israel, Yitzhak Rabin, convidou os nacionalistas do Tsomet a participarem da coligação governamental. O partido é contrário às negociações de paz com os palestinos e pede o aumento da colonização judaica nos territórios.
Outro ponto que pode atrapalhar o diálogo são as supostas ameaças feitas por grupos islâmicos contra judeus na Síria.

Texto Anterior: Israel e OLP fazem 'guerra' de inquéritos
Próximo Texto: Libanês de NY tinha arsenal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.