São Paulo, sábado, 5 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preços podem cair entre 20% e 25%

DA REPORTAGEM LOCAL

João Franco de Godoy Filho, presidente da Abafarma (Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico), disse ontem que acredita que os preços dos medicamentos terão uma redução de 20% a 25% caso a proposta feita por José Milton Dallari, assessor especial para preços do Ministério da Fazenda, seja aplicada na conversão para URV. A proposta prevê que sejam expurgados os aumentos de janeiro e fevereiro e os preços dos remédios sejam convertidos pela média dos últimos quatro meses de 93.
Godoy afirmou que a proposta é exequível, mas com sacrifício, que será dividido entre indústria, atacado e comércio. Para ele, o maior problema na conversão será fazer com que os consumidores não percam o referencial dos preços que, convertidos em URV, terão aumentos diários. Godoy disse que os associados da Abafarma (85% do mercado) estão dispostos a colaborar com o plano.
Ele afirmou que não houve aumentos abusivos de forma generalizada. "Os preços estão pouco acima dos patamares médios verificados de 82 a 85". Disse também que só alguns laboratórios praticaram reajustes acima da inflação em fevereiro.
Segundo a Fipe, os preços subiram 40,73% em fevereiro, enquanto a inflação pelo IPC foi de 38,19%. Isso significa que os laboratórios não cumprem acordo com o governo de reajustar no máximo igual à inflação em fevereiro e março.
Martin Afonso Penna, presidente da Abrace (Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia), também se reuniu ontem com Dallari no Ministério da Fazenda.
Penna propôs ao governo que a conversão das tarifas de energia elétrica em URV pela média seja feita com base na tarifa do dia do pagamento, que no caso da empresa Carbocloro, por exemplo, é no quinto dia útil do mês. Segundo ele, se a conversão for feita com base na URV do dia 1º, ou na URV média do mês, haveria um aumento de 26% a 28% com relação à sua proposta.
Ele disse que o último aumento de energia foi acertado entre governo e concessionárias. Dallari se reuniu com membros dos laboratórios. Até o fechamento desta edição a reunião não havia acabado.

Texto Anterior: Cesta sobe 60% em João Pessoa
Próximo Texto: Rede reduzirá custos para empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.