São Paulo, sábado, 5 de março de 1994
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Rede reduzirá custos para empresas

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

A rede inteligente de telefonia, de tecnologia francesa, que será implantada no país até o final do ano pelo sistema Telebrás, reduzirá os custos dos serviços de telecomunicação nas empresas que têm agências ou filiais em diversos Estados e alugam canais de microondas e satélite para comunicação e transmissão de dados.
Segundo Manoel Octávio Pereira Lopes, presidente da Alcatel (empresa que venceu a concorrência da Telebrás para fornecimento dos equipamentos), o novo sistema colocará 2 mil centrais de "PABX virtuais" ou "centrex" à disposição das empresas. Segundo ele, as centrais permitem grande fluxo de informação e substituirão o aluguel de canais com uma vantagem: as empresas pagarão só o tempo do serviço utilizado. "No aluguel, elas pagam tempo integral, embora os canais fiquem, em média, 70% do tempo ociosos."
Pereira Lopes disse que o sistema é chamado de "rede inteligente" porque permite a criação de grande número de serviços, gerenciados por uma central. Entre os serviços que serão colocados à disposição do usuário está o telecard. De início, ele funcionará em telefones públicos especiais, adaptados para fazer a leitura ótica da fita magnética de cartões de crédito e o usuário poderá fazer compras e ligações interurbanas e internacionais para débito automático no cartão. No futuro, segundo Lopes, será possível implantar serviços similares ao "minitel" francês, que permite, por exemplo, comprar passagem aérea, reservar teatro e comprar até automóveis (com débito em cartão), pelo telefone.
A rede inteligente (um complexo de seis grandes centrais telefônicas que serão instaladas em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Rio, Brasília e Salvador, gerenciado por um super computador Digital em São Paulo) terá capacidade inicial para atender 1 milhão de ligações por hora. O sistema entra em funcionamento com quatro serviços: telecard, serviço 800 (onde quem recebe o telefonema é quem paga a ligação) e 900 (tipo tele-sexo e tele-horóscopo) e as centrais de PABX para grandes empresas. Os serviços 800 e 900 já existem em alguns Estados e passarão a funcionar em rede nacional.

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