São Paulo, sábado, 5 de março de 1994
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Supermercados têm vendas menores

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os supermercados paulistas registraram vendas entre 5% e 10% inferiores na primeira semana de implantação da URV (Unidade Real de Valor) em relação à semana anterior. São duas as causas: explosão de precos registrada nos dias anteriores a divulgação do plano, principalmente nos itens que compõem a cesta básica, e a retração dos consumidores.
"As vendas foram piores do que o previsto para uma primeira semana de mês", disse Firmindo Rodrigues Alves, vice-presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados). Segundo ele, os consumidores diminuiram suas compras e aguardam o resultado das mudanças econômicas.
No Sé Supermercados, as vendas foram 10% abaixo do esperado. "A divulgação do plano econômico assustou o consumo e há muita especulação de preços", disse Getúlio Panzeri, gerente do Sé, filial Pinheiros.
Promoção
A saída foi partir para as promoções. "Estamos com 70 itens com desconto desde quinta-feira", disse Panzeri. Em alguns casos, o preço final do produto está menor do que o comprado pelo Sé. O presunto cozido Sadia, por exemplo, é comprado por CR$ 3,7 mil e vendido por CR$ 3,42 mil para garantir giro de dinheiro.
No Pão de Açúcar, segunda maior rede de varejo, as vendas foram consideradas normais para uma primeira semana do mês. Mesmo assim, a rede está iniciando uma grande promoção. "Nos últimos meses, colocamos cerca de 80 itens em oferta. Agora, a lista tem 200", disse José Roberto Tambasco, diretor de comercialização. Segundo ele, a promoção foi reforçada para garantir vendas.
"Temos de aproveitar que o consumidor já está com dinheiro no bolso nesse final de semana", disse. Segundo ele, ainda não há indícios de aumento de consumo, apesar de março ser considerado um mês melhor do que fevereiro.
Arthur Senda, presidente do grupo Sendas, disse que as vendas estão dentro das expectativas e "um pouco melhores do que as registradas em fevereiro". A empresa não divulgou as percentagens de vendas. Suas promoções estão sendo feitas desde o final de 93.
URVA Apas recomendou ontem a seus filiados a adesão compulsória à URV. "É a nossa garantia de preços fixos, sem brigas com fornecedores", disse Alves. Segundo ele, com o real, a indústria deveria reduzir seus custos entre 7% e 10%. "A indústria não vai mais faturar com o encargo financeiro embutido e poderá reduzir seus preços."

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