São Paulo, sábado, 5 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"A gente ia perder muito tempo esfregando roupa"

PAULA MEDEIROS DE OLIVEIRA
DA REDAÇÃO

As crianças da escola Experimental Irmã Catarina, visitada pela Folhinha, pensam diferente das crianças entrevistadas pela Salles/Teorema. As mais velhas, e por isso mais "espertas", já aprenderam que foram os homens que inventaram as máquinas.
Mas todas as crianças concordam com o resultado da pesquisa, de que a vida seria muito difícil sem as máquinas.

Daniel Rosenfeld, 9, sabe que as máquinas são diferentes das pessoas "porque não têm coração, não respiram e não comem".

Carolina Malhone, 7, disse que as pessoas são diferentes das máquinas "porque a gente manda nas máquinas e elas não mandam na gente nem nelas mesmas".

Sem tempo de diversão
"Sem as máquinas a vida da gente ia ser um caos, porque não ia sobrar tempo para sair e se divertir. A gente ia perder muito tempo esfregando roupa no tanque", disse Paulo Ceccato.

Não haveria comida
Para Bruno Cesare Costa, 6, a primeira máquina inventada pelo homem foi o fogão, "porque, sem o fogão, as pessoas iam morrer de fome". Bruno acredita que as máquinas ajudam a não passar fome.

Comida ficaria estragada
Para Thiago Barbuto, 7, sem máquina, a vida das pessoas ia ser difícil porque elas ajudam a "conservar os alimentos". Thiago acha que as primeiras invenções "foram os grandes barcos de madeira".
Eletricidade ou carvão

Na opinião de Tomás Barbuto, 8, "as pessoas são diferentes das máquinas porque as máquinas precisam de eletricidade, carvão ou gasolina para trabalhar e as pessoas, não".

Texto Anterior: O HOMEM E A MÁQUINA
Próximo Texto: Animais são mágicos e se transformam em gente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.