São Paulo, sábado, 5 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Animais são mágicos e se transformam em gente

NAZARENO PEREIRA CRUZ; ISMAEL CUSTÓDIO; DEUSDETE FÉLIX; ROBERTINHO

Especial para a Folhinha
As crianças ticunas adoram histórias sobre criaturas mágicas. Para eles, o boto, a onça, o jabuti e o macaco são seres capazes de se transformarem em gente.
Os professores ticunas escreveram e desenharam histórias especialmente para os leitores da Folhinha, durante as aulas que eu dei. Confira. (Heloisa Prieto)

Os Mapinguaris
NAZARENO PEREIRA CRUZ
Especial para a Folhinha
Os Mapinguaris são seres sobrenaturais que vivem na mata. São considerados os pais da mata, dos animais e dos peixes. Quando encontram gente matando animais à toa, ficam alegres, porque são comedores de caçadores.
Lentamente, atraem o caçador para perto e o devoram com as bocas que trazem dentro da barriga. Os Mapinguaris são os protetores da floresta.

Beru, a borboleta encantada
ISMAEL CUSTÓDIO
Especial para a Folhinha
Beru é uma borboleta encantada, inimiga do povo ticuna. Antigamente, ela vivia na floresta perto das montanhas ou dos rios.
Beru aparecia para as crianças que andavam sozinhas. Quando a criança se via diante da borboleta, desmaiava de medo por causa de seu enorme e horrível nariz vermelho.
Então a Beru apanhava a criança e a colocava dentro de um cesto. Quando os pais saíam à procura dos filhos, já era tarde demais. Eles nunca mais conseguiam encontrá-los.

Wüwürü, a criatura que traz sorte
DEUSDETE FÉLIX
Epsecial para a Folhinha
O Würürü (se pronuncia "wuiruirui, como em francês) é conhecido como o pai dos buritis. Buritis são grandes árvores típicas da floresta amazônica.
O Würürü é invisível, mas aparece para certas pessoas. Quem conseguir arrancar um fio de cabelo da cabeça do Würürü, terá sorte para sempre.

O Pai do Vento
ROBERTINHO
Especial para a Folhinha
O Pai do Vento parece uma pessoa, com a diferença de que tem a cara muito preta, um nariz gigante e uma voz que soa como o vento.
Quando ele fica bravo, sopra com muita força para derrubar as matas. Mas esta é uma história antiga. Hoje em dia, muita gente acha que o Pai do Vento não existe mais.

Texto Anterior: "A gente ia perder muito tempo esfregando roupa"
Próximo Texto: COLEÇÃO DE LIVROS CONTA LENDAS DO JAPÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.